Após anunciar seu desligamento da Diálogo, empresa de logística e e-commerce em que foi um dos fundadores e CEO por mais de uma década, o empresário Ricardo Hoerde se prepara para novas etapas profissionais. Depois de três anos dentro de um processo de transição, que culminou com a venda da Diálogo, Hoerde pretende se dedicar agora a um período quase sabático, que incluirá viagens, análises, estudos e consolidações de novos projetos.
Longe de pensar em qualquer aspecto ligado à aposentadoria, Hoerde, que completou 56 anos recentemente, pretende ainda publicar um livro, um misto de memórias pessoais, relatos profissionais (o empresário trabalhou ainda nos Grupos Gerdau, Ambev e RBS) e aconselhamentos na área de administração de empresas.
No processo de criação da Diálogo, ele fez uma lista com o nome de 115 empresários, e durante quatro meses se reuniu para conversar em busca de resposta para uma pergunta: O que leva ao sucesso ou fracasso de um empreendimento? A partir dos contatos, em conjunto com Mariele De Franceschi, ele criou uma consultoria que levou a formação da Diálogo, adquirida recentemente pelo braço de e-commerce da BBM Logística.
Para dividir com ele esta empreitada, Hoerde convocou o jornalista Márcio Pinheiro – autor de Rato de Redação: Sig e a História do Pasquim e O Lobista, livro de memórias do também empresário Fernando Ernesto Corrêa. Márcio será o responsável pela redação final do livro, ainda sem título, mas com previsão de lançamento para o primeiro semestre. Juntos eles vão contar a história