Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Hospital Moinhos de Vento faz a 100ª cirurgia com robô Versius

Detalhes Notícia
Procedimentos robóticos oferecem mais rapidez e recuperação mais rápida dos pacientes. Foto: HMV

 

O uso de robôs para realização de cirurgias tem crescido anualmente no Hospital Moinhos de Vento, instituição que abriga um dos mais completos e diversificados parques robóticos da América Latina. Em dezembro de 2023, o hospital realizou o centésimo procedimento utilizando a tecnologia Versius, sistema compacto, portátil, que conta com braços que se articulam separadamente e pinças ultrafinas. Urologia, Ginecologia, Cirurgia Torácica, Coloproctologia, Cirurgia Geral e Digestiva tem utilizado essa plataforma regularmente.

Realizada pelos cirurgiões Artur Paludo e Ricardo Zordan, a nefrectomia radical (retirada total ou de grande parte do rim) teve duração de duas horas, e o paciente, um indivíduo de 56 anos, teve alta após 24 horas do procedimento.

“As plataformas robóticas nos permitem ter uma visão em três dimensões e ampliada em até oito vezes da anatomia do paciente. Assim, conseguimos dissecar melhor os tecidos e preservar aqueles que precisam ser preservados. Além disso, as pinças dos robôs são pequenas e têm movimentação maior que nosso próprio punho, o que permite fazer uma intervenção mais rápida, com menos dor e sangramento”, detalha Paludo, que faz parte do corpo clínico do Hospital Moinhos de Vento.

“Oferecer essas novas possibilidades vai ao encontro da política do Hospital Moinhos de Vento de investir em tecnologia para garantir uma assistência de excelência e de qualidade. Utilizar esses sistemas traz benefícios que vão além de um ótimo resultado no tratamento. Eles garantem mais qualidade de vida e pronta recuperação aos pacientes”, completa o urologista André Berger, coordenador do Núcleo de Cirurgia Robótica do hospital.

 

Parque robótico

Constituído em 2018, o Programa Robótico do Hospital Moinhos de Vento realizou, até dezembro de 2023, quase 3 mil procedimentos com apoio dessas tecnologias. Além do Versius, a instituição conta com o sistema Da Vinci e robôs específicos para especialidades, como o Rosa (ortopedia) e Cirq (neurocirurgia).