A Guarda Municipal mobiliza cerca de 80 agentes para o Carnaval – número que inclui parte dos alunos da corporação que estão no último mês de formação. Além de atuar no patrulhamento, o efetivo dará apoio à fiscalização e aos agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), se necessário.
Enquanto isso, a Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF) atuará com 16 servidores, ao longo de todo o evento, para coibir o comércio irregular e orientar os ambulantes. As ações vão observar o cumprimento dos artigos 44 e 45 da Lei Municipal 10.605, de 29 de dezembro de 2008.
“Os desfiles das escolas de samba são parte importante do calendário cultural da cidade. No âmbito da segurança pública, trata-se de uma operação rotineira, que já faz parte da nossa agenda. Atuaremos com força total, em parceria com os órgãos estaduais”, afirma o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.
Monitoramento – O Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic-POA) estará mobilizado 24 horas. O órgão atuará no monitoramento das câmeras localizadas no Porto Seco e entorno, disponibilizando também a sua unidade móvel para o atendimento das demandas de foliões e espectadores.
Denúncias – A população pode auxiliar no trabalho das forças de segurança e fiscalização por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas pelo telefone 153 ou Sistema 156 (disponível no telefone, internet, aplicativo e WhatsApp). A central funciona 24 horas, a partir do Ceic-POA, e aceita ligações anônimas.