Dez escolas de samba da série Ouro do Carnaval de Porto Alegre concorreram ao troféu de campeã da folia na Capital. A apuração foi no Complexo Cultural do Porto Seco, nesta segunda-feira (26), onde também foram realizados os desfiles no último final de semana.
Os 32 jurados avaliaram oito quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia, tema-enredo, fantasias, alegorias, evolução e mestre-sala e porta-bandeira.
As postulantes ao título do Carnaval de Porto Alegre: Acadêmicos de Gravataí, Bambas da Orgia, Copacabana, Estado Maior da Restinga, Fidalgos e Aristocratas, Imperadores do Samba, Imperatriz Dona Leopoldina, Realeza, União da Vila do IAPI e Unidos de Vila Isabel.
As notas finais
Acadêmicos de Gravataí: 239,9
Estado Maior da Restinga: 239,8
Imperadores do Samba: 239,6
Unidos de Vila Isabel: 239,5
Bambas da Orgia: 239,4
Fidalgos e Aristocratas: 239,1
Imperatriz Dona Leopoldina: 238,9
Copacabana: 238,5
União da Vila do IAPI: 237,7
Realeza: 236,9
Em décimo lugar, a Realeza sai da série Ouro e vai desfilar pela série Prata em 2025.
Segunda escola a desfilar na Série Ouro do Carnaval de Porto Alegre, também na madrugada deste sábado,24, a Acadêmicos de Gravataí apresentou contos medievais que inspiraram o surgimento da Commedia Dell’Arte, uma reconhecida expressão cultural de origem italiana.
A Acadêmicos entrou com 16 alas. A primeira alegoria mostrou um grande dragão e um castelo que retratava os contos medievais. O segundo carro trouxe o espaçoso palco onde se apresentava a Commedia Dell’Arte, também conhecida como o teatro do povo. O Carro que encerrou o desfile representou o baile de Carnaval da Onça Negra, símbolo da escola.
A Commedia Dell’Arte nasceu nos palcos itinerantes da Europa e também representa a essência de personagens como Pierrô, Arlequim e Colombina.
Ficha Técnica
S.C.B. Acadêmicos de Gravataí
Fundação: 26/2/1961
Presidente: Anderson Nascimento
Diretor de Bateria: Marco Antônio Pujol Júnior – Mestre Ninho
Diretor de Carnaval: Jorge Farias
Carnavalescos: José Schmidt e Rafael Saraiva
Enredo – A Trupe da Onça Negra apresenta: No palco da fantasia entra em cena a Commedia Dell’Arte
Compositores: Thiago Meiners, Gerson Silva (Borracha), Cristian Pavanetti e Igor Vianna
Intérpretes: Gerson Silva (Borracha) e Igor Vianna