Porto Alegre, sábado, 16 de novembro de 2024
img

Acadêmicos de Gravataí é campeã do Carnaval de Porto Alegre

Detalhes Notícia
Acadêmicos de Gravataí desfilou com personagens da Commedia dell'Arte. Expressão cultural surgida na Europa retrata personagens como Pierrô

 

 

Dez escolas de samba da série Ouro do Carnaval de Porto Alegre concorreram ao troféu de campeã da folia na Capital. A apuração foi no Complexo Cultural do Porto Seco, nesta segunda-feira (26), onde também foram realizados os desfiles no último final de semana.

Os 32 jurados avaliaram oito quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia, tema-enredo, fantasias, alegorias, evolução e mestre-sala e porta-bandeira.
As postulantes ao título do Carnaval de Porto Alegre: Acadêmicos de Gravataí, Bambas da Orgia, Copacabana, Estado Maior da Restinga, Fidalgos e Aristocratas, Imperadores do Samba, Imperatriz Dona Leopoldina, Realeza, União da Vila do IAPI e Unidos de Vila Isabel.

As notas finais

Acadêmicos de Gravataí: 239,9

Estado Maior da Restinga: 239,8

Imperadores do Samba: 239,6

Unidos de Vila Isabel: 239,5

Bambas da Orgia: 239,4

Fidalgos e Aristocratas: 239,1

Imperatriz Dona Leopoldina: 238,9

Copacabana: 238,5

União da Vila do IAPI: 237,7

Realeza: 236,9

Em décimo lugar, a Realeza sai da série Ouro e vai desfilar pela série Prata em 2025.

Segunda escola a desfilar na Série Ouro do Carnaval de Porto Alegre, também na madrugada deste sábado,24, a Acadêmicos de Gravataí apresentou contos medievais que inspiraram o surgimento da Commedia Dell’Arte, uma reconhecida expressão cultural de origem italiana.

A Acadêmicos entrou com 16 alas. A primeira alegoria mostrou um grande dragão e um castelo que retratava os contos medievais. O segundo carro trouxe o espaçoso palco onde se apresentava a Commedia Dell’Arte, também conhecida como o teatro do povo. O Carro que encerrou o desfile representou o baile de Carnaval da Onça Negra, símbolo da escola.

A Commedia Dell’Arte nasceu nos palcos itinerantes da Europa e também representa a essência de personagens como Pierrô, Arlequim e Colombina.

Ficha Técnica
S.C.B. Acadêmicos de Gravataí
Fundação: 26/2/1961
Presidente: Anderson Nascimento
Diretor de Bateria: Marco Antônio Pujol Júnior – Mestre Ninho
Diretor de Carnaval: Jorge Farias
Carnavalescos: José Schmidt e Rafael Saraiva
Enredo – A Trupe da Onça Negra apresenta: No palco da fantasia entra em cena a Commedia Dell’Arte
Compositores: Thiago Meiners, Gerson Silva (Borracha), Cristian Pavanetti e Igor Vianna
Intérpretes: Gerson Silva (Borracha) e Igor Vianna