Na segunda-feira (04/03) terá início a 26ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, mutirão promovido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os tribunais de justiça de todo o país. Até o dia 08/03, as comarcas realizarão atividades voltadas à conscientização da população em relação à violência doméstica e familiar contra a mulher, além de priorizadas audiência e julgamentos envolvendo o tema e também os feminicídios.
Confira abaixo a programação em algumas Comarcas gaúchas:
Porto Alegre – Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
04 a 08/03: audiências nos processos de medidas protetivas e nos processos criminais
04/03
17h30min: Gravação de podcast sobre “Guarda e Violência Doméstica, com a participação da Juíza de Direito Madgéli Frantz Machado e do Professor Conrado Paulino.
Local: Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP)
05/03
14h às 16h: Autocuidado e Autoestima. Atividade especial coordenada pela Psicóloga Débora Ferreira, estagiária de pós-graduação do Projeto Borboleta.
Atividade restrita às mulheres acolhidas no Projeto Borboleta
Local: Foro Central I, Torre B, hall do 3º andar
17h
“Os sete pecados da Capital” – Bate-papo sobre o livro de autoria da historiadora Sandra Pesavento, com a participação da Juíza de Direito Madgéli Frantz Machado, Nádia Weber e Carine Trindade (Memorial do Judiciário – TJRS).
Local: Centro Histórico-Cultural Santa Casa
06/03
18h30min: Atividade especial com os homens que participam do Grupo Reflexivo de Gênero. Coordenação: Psicóloga e Facilitadora Andrieli Sperandir
Local: Foro Central I, Torre B. 10º andar
Atividade restrita aos integrantes do Grupo
Cruz Alta
Estão pautadas 60 audiências de acolhimento de vítimas em situação de violência doméstica, bem como nove audiências de instrução de processos relacionados ao tema. As audiências de acolhimento das vítimas são precedidas por oficina de Arteterapia, conduzida pela Arteterapeuta voluntária Flávia Roma Mello (Bramasole Atelie).
Pedro Osório
No dia 06/03, às 14h, será realizada palestra sobre Prevenção à Violência Doméstica e Proteção às vítimas, no Salão do Júri do Foro de Pedro Osório. A atividade é voltada a estudantes da rede pública de educação de Pedro Osório e de Cerrito. Os palestrantes serão o Juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral, a Promotora de Justiça Luana Rocha Ribeiro e a Defensora Pública Caroline Araújo.