Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Eleições 2024: PSOL oficializa retirada de pré-candidatura de Luciana Genro e unidade com o PT em Porto Alegre, com indicação de Tamyres Filgueira como pré-candidata a vice

Detalhes Notícia
Foto: Pitta Klein/Divulgação

 

Pela primeira vez desde a sua fundação, o PSOL não terá candidata própria nas eleições de Porto Alegre. Após negociações com a federação PT-PCdoB, o partido optou por retirar a pré-candidatura de Luciana Genro, decisão que foi oficializada neste sábado (2), em reunião do diretório municipal.
A decisão do partido vem sendo construída desde o final do ano passado, quando o nome de Luciana Genro foi colocado, já pensando em construir essa unidade. Tamyres Filgueira, que havia sido anunciada como pré-candidata a vice, é a indicada para compor a chapa com o PT. Militante antirracista, sindicalista, servidora pública e ativista social, Tamyres representará o PSOL nesta pré-candidatura.
O diálogo entre o campo da esquerda foi encabeçado por Roberto Robaina, líder da oposição ao governo Melo e presidente municipal do PSOL. “A disputa com a extrema direita será essencial nas eleições municipais. É um momento que a população quer debater política e precisamos de um programa que defenda os trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou Robaina.
“A prioridade do PSOL sempre foi unificar para derrotar o Melo. Estamos caminhando bem na construção de diretrizes programáticas comuns, por isso optamos por retirar o meu nome e indicar a Tamyres como vice. É hora de afirmar a unidade e acelerar a construção um movimento na cidade capaz de nos levar à vitória”, afirma Luciana Genro.