A mais tradicional ferramenta de participação popular da comunidade canoense foi retomada na manhã deste sábado (2), no bairro Rio Branco. Elo entre a gestão pública e a população, a Prefeitura na Rua ocorreu na quadra da Praça CEU. A primeira edição de março somou o total de 186 atendimentos, entre às 9h e meio-dia. Deste número total, foram 127 demandas acolhidas pelo prefeito, subprefeito e equipe de secretários e outras 59 de serviços gerais.
O prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, destacou a importância desse novo momento da iniciativa. “Eu tenho a satisfação de estar reinaugurando essa política de participação popular que se chama Prefeitura na Rua. O local onde estamos realizando esse encontro, um ambiente maravilhoso e arejado, é de propriedade da Prefeitura. Não precisa gastar um centavo para que nós venhamos aqui. Não adianta fazer firula com a população, gastando uma fortuna com aquelas lonas enormes”, disse ele, lembrando ainda o pente-fino que identificou um rombo de R$ 421 milhões no orçamento municipal.
A moradora do bairro Fátima, Marlene de Souza Tamagno, de 62 anos, comemorou o retorno e o novo formato da ferramenta de participação. “Eu amei a volta da Prefeitura na Rua e agora em um lugar público, sem precisar gastar dinheiro. Isso é maravilhoso”. A participante indicou a existência de uma erosão na estrada da Rua das Chácaras com a Antônio Ficagna.
O secretário-chefe do Escritório de Participação e Mobilização de Canoas, Jefferson de Matos Lourenço, ressalta que a ferramenta é uma das melhores formas para que a população tenha acesso ao prefeito e sua equipe. “A Prefeitura na Rua é promovida e pensada para o bairro, de modo a facilitar o deslocamento daquelas pessoas que, às vezes, não têm a possibilidade de ir até o Centro. E a realização no sábado é justamente para proporcionar a participação dos cidadãos que trabalham de segunda a sexta e não conseguem acessar o órgão público”, disse.
Prefeitura na Rua
Sempre em um quadrante diferente da cidade, aos sábados das 9h ao meio-dia, a Prefeitura na Rua busca aproximar a comunidade da gestão pública e promover o esclarecimento de dúvidas, solução ou encaminhamento de demandas, obtenção de informações e suporte em questões administrativas.
Uma estrutura estará disponível para atender os munícipes, proporcionando um ambiente acolhedor e acessível. Para receber atendimento, é necessário que os interessados apresentem documento com foto e CPF.
Próxima edição
A próxima edição da Prefeitura na Rua será realizada no sábado, dia 9 de junho, no bairro Niterói. Os demais detalhes da programação serão divulgados posteriormente nos canais oficiais da Prefeitura de Canoas.