Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Senado precisa de 'conserto', diz Girão ao comentar solenidades dos 200 anos da Casa

Detalhes Notícia
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

 

O senador Eduardo Girão (Novo-CE), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (26), destacou a comemoração do bicentenário do Senado Federal, ressaltando que, em sua opinião, apesar da importância histórica da instituição, ela passa por um momento de grande atribulação. Para ele, o Senado precisa se reposicionar e renovar seus valores.

— Foi um dia memorável. À noite, teve um concerto muito bonito do João Carlos Martins, grande maestro brasileiro, irmão do Dr. Ives Gandra Martins. Eu tinha preparado (. . .) uma homenagem de algumas falas dele pela democracia, pela liberdade do Brasil, pela independência entre os Poderes, mas o Brasil precisa de um conserto com “s”. Esse é o conserto de que o Senado precisa, com “s” — explicou o senador, ao tratar de temas que interpreta como desequilíbros dos Poderes Judiciário e Executivo.

O parlamentar se referiu à “interferência do Supremo Tribunal Federal (STF) em questões legislativas” e a um possível “alinhamento político-ideológico com o atual governo”.

— O Brasil vem assistindo perplexo a um gradual rompimento do Estado democrático de direito e da independência entre os Poderes, à medida que o STF interfere diretamente no Congresso, legislando em questões fundamentais como a descriminalização do aborto e da maconha, ambas rechaçadas por cerca de 80% da nossa população […] O Senado não pode se tornar um mero puxadinho do governo federal — disse, declarando ainda considerar ser um privilégio ser um dos 81 representantes dos brasileiros na Casa.

Agência Senado