Porto Alegre, domingo, 28 de abril de 2024
img

RS: Tecnopuc vai sediar núcleo de inovação da CMPC no Brasil

Detalhes Notícia
TECNOPUC, Porto Alegre Foto: Divulgação

 

A CMPC e o Tecnopuc – Parque Científico e Tecnológico da PUCRS – assinaram contrato para a instalação do núcleo de inovação que a gigante multinacional do agro terá no Brasil. Uma das maiores empresas do ramo no mundo, com sede no Chile, 24 mil colaboradores e presença em 12 países, a CMPC já está adaptando o espaço físico onde a equipe de P&D manterá um escritório de trabalho, que integrará o Celeiro AgFood Hub do Tecnopuc, em Porto Alegre.

A iniciativa da CMPC faz parte de investimentos da companhia em pesquisa, inovação e bioeconomia, cujo objetivo é ajudar a moldar um mundo mais sustentável. Francisco Ruiz-Tagle, CEO da CMPC, descreveu como “fundamental a utilização de tecnologias novas e disruptivas que não só gerem valor para clientes e consumidores, mas também permitam priorizar a eficiência e a sustentabilidade de seus processos para criar uma economia para o futuro”.

Segundo a diretora de P&D e Bioeconomia da CMPC, Bibiana Rubini, “a imersão em um ambiente de inovação, como o Tecnopuc, é fundamental para descobrir novas ideias e soluções, impulsionando a construção de um futuro mais resiliente a mudanças climáticas e baseado em materiais de origem renovável”.

Para o coordenador do Celeiro AgFood Hub e professor da Escola de Negócios da PUCRS, Luís Humberto Villwock, a presença do núcleo de inovação da CMPC “representa um novo patamar de inserção do hub no desenvolvimento de projetos e novos negócios para o agro brasileiro, com ênfase em sustentabilidade ambiental e promoção de pesquisas técnico-científicas em áreas portadoras de futuro, como mitigação de gases de efeito estufa, descarbonização, hidrogênio verde, entre outros”. A iniciativa é realizada em colaboração com o IPR-PUCRS (Instituto do Petróleo e Recursos Naturais da PUCRS), instituto de pesquisas de referência global nesses temas.

Em 2023, a CMPC lançou um fundo global de US$ 100 milhões para investir em startups, parcerias com outras empresas e universidades. O objetivo é apoiar projetos de desenvolvimento de soluções a partir da fibra natural em matéria de digitalização, circularidade, fibras têxteis, embalagens sustentáveis, madeira, biomateriais e energia verde.

Como reconhecimento a essas ações, a CMPC foi eleita líder do ranking de Sustentabilidade Corporativa da S&P Global. No ano passado, a CMPC já havia sido eleita a empresa mais sustentável do mundo na categoria Celulose e Papel pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2023, que é um dos indicadores mais respeitados nesta área.