Porto Alegre, domingo, 28 de abril de 2024
img

RS: Gravataí contratará 200 profissionais para educação especial

Detalhes Notícia
Secretaria Municipal da Educação estuda forma de suprir vagas para atividades de apoio a estudantes com deficiência. Foto: Vivian Anne/Prefeitura de Gravataí

 

Com 1,8 mil estudantes com deficiência na rede municipal de Gravataí, a Secretaria Municipal de Educação fará a contratação de 200 profissionais para as atividades de apoio nas escolas. A forma de contratação e o prazo estão sendo analisados pela Secretaria Municipal da Educação. Atualmente, o município conta com 128 agentes de apoio para locomoção dos alunos especiais, sendo 78 concursados e 50 via contratos emergenciais. A rede ainda tem 158 monitores e 113 professores para atendimento especializado em salas de recurso.

“Os profissionais de apoio são fundamentais para atividades de higiene, alimentação e locomoção dos alunos, melhorando a acessibilidade, desenvolvendo a autonomia e facilitando a aprendizagem dos alunos especiais nas nossas escolas. As novas contratações, que vamos agilizar para preencher as vagas abertas, vão qualificar o atendimento e dar mais tranquilidade aos pais, responsáveis e comunidade escolar”, afirma o prefeito Luiz Zaffalon.

Nem toda criança e adolescente com deficiência precisa de agente de apoio individual. A maioria requer apenas monitores para apoio em algumas atividades e tarefas desempenhadas no ambiente escolar. A avaliação das necessidades é feita de forma personalizada, em conjunto por médicos especialistas, famílias, orientação educacional e direção da escola, juntamente com o Núcleo de Educação Especial da Smed.

Gravataí tem duas escolas de educação especial. Uma contempla múltiplas deficiências e a outra surdos, mas a maioria dos estudantes está inserida em salas de aula regulares. “O convívio é importante para todos pela socialização, a inclusão social e aprendizagem. Os alunos especiais podem desenvolver mais autonomia e novas habilidades. Já os demais aprendem a conviver, respeitar e ajudar os colegas que precisam de algum apoio. Nossa proposta pedagógica se preocupa muito com o jovem e adulto que estaremos entregando para a sociedade ali na frente”, avalia a secretária municipal da Educação, Aurelise Braun.