Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

EMATER/RS:Comercialização de Pescado na Semana Santa

Detalhes Notícia
Foto: Banco de imagens/Seapdr

A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através de seus escritórios municipais, planeja e executa diversas atividades na área de piscicultura ao longo do ano com os agricultores. Os extensionistas elaboram projetos e orientam os produtores na construção dos viveiros, na calagem e na adubação, na introdução dos alevinos, no manejo e controle da qualidade da água, na alimentação dos peixes, no controle de doenças, na despesca e, por último, na comercialização da produção e nas formas de consumo do peixe produzido. Desde 2009, a Instituição vem realizando o levantamento do seu trabalho sobre a expectativa de comercialização de peixe durante a Semana Santa, conduzido pelos escritórios municipais com coordenação dos escritórios regionais e supervisão do Escritório Central.

Neste ano, dos 497 municípios do Estado, 443 apresentaram informações sobre a expectativa de comercialização na Semana Santa de 2024. Os dados levantados até 22/03 previram a realização de 5.228 eventos de comercialização, envolvendo a venda de pescado de cultivo e de captura. Ainda conforme essa previsão, estão ocorrendo feiras urbanas em 290 locais, 1.749 feiras em propriedades rurais e 150 em pesque-pague. Em relação ao pescado de captura, foram registradas ações em 1.829 residências de pescadores, 501 locais de comercialização na beira da praia e 171 locais em beiras de rios. Também foram identificados 266 ambulantes, bem como 272 locais de comercialização, como peixarias, mercados e outros estabelecimentos, que não se enquadram nas categorias anteriores. As vendas de pescado acontecem principalmente nas propriedades e residências de pescadores e, em menor número, nas feiras urbanas, pesque-pague, beiras de praia, beiras de rio, ambulantes e outros locais.

Ao comparar 2023 e 2024, observa-se aumento de 38.850 kg, considerando-se que os anos de 2021, 2022 e 2023 estavam sob o efeito da estiagem. Os preços oferecidos pelos produtores aos consumidores estão similares ao ano de 2023. Na avaliação do peixe cultivado pelos produtores em açudes e viveiros, a produção de tilápias tem apresentado bom crescimento, porém a produção de carpas ainda mantém o maior volume ofertado.

A análise da expectativa de comercialização de pescado, durante a Semana Santa, revela uma variedade de locais e aumento significativo de vendas em comparação a 2023. A estabilidade nos
preços e o crescimento da produção de tilápia são aspectos positivos. No entanto, é importante aguardar a revisão dos números pós-feiras para a confirmação precisa dos resultados.

Aproximadamente 232 gramas per capita estarão disponíveis para comercialização no RS.

Acompanhe aqui o INFORMATIVO CONJUNTURAL