Porto Alegre, sábado, 30 de novembro de 2024
img

RS: Gramado Summit começa nesta quarta-feira

Detalhes Notícia
Governador Eduardo Leite e secretária Simone Stülp (Sict) vão fazer palestra no primeiro dia do palco principal. Estande do governo, na edição de 2023, foi um local para conhecer iniciativas inovadoras - Foto: Bernardo Leso/Sict
 

 

Começa nesta quarta-feira (10/4) o Gramado Summit 2024, evento de inovação e tecnologia que, pelo segundo ano seguido, é correalizado pelo governo do Estado. Até sexta (12/4), uma série de palestras, debates, workshops e lançamentos vão ocorrer no Serra Park, em Gramado, na Serra Gaúcha.

No primeiro dia, às 10h, o governador Eduardo Leite e a titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp, estarão no palco principal para apresentar o tema Passado, presente e futuro – qual o RS que queremos. O foco será a digitalização de serviços e a importância da inovação para o governo gaúcho.

“A inovação está no centro da estratégia de desenvolvimento do Estado elaborada pelo nosso governo. Por isso, só no ano passado, investimos mais de R$ 131,9 milhões na área. Fazemos questão de fomentar iniciativas que aqueçam nosso ecossistema de inovação e consolidem o Rio Grande do Sul como referência internacional. Acabamos de realizar a terceira edição do South Summit Brazil, e o Gramado Summit é mais uma dessas oportunidades para mostrarmos nosso potencial ao mundo”, afirma Leite.

O governo do Estado marcará presença nos três dias de evento com um espaço de 100 metros quadrados, que conta com arena de conteúdos, sala do governador e estande para startups. A seleção dos conteúdos e das startups foi realizada pela Sict.

“Uma das nossas grandes novidades este ano é a arena de conteúdos. Fizemos a curadoria dos painéis, selecionando 30 temáticas entre mais de 90 propostas submetidas. Teremos apresentações imperdíveis. Além disso, abrimos um edital do programa Startup Lab e selecionamos 30 startups para exporem no evento. Nos três dias, elas também vão fazer pitchs dos seus negócios”, relata Simone.

Na quarta (10/4), a arena de conteúdos receberá o painel GovTechs e cidades inteligentes – oportunidades e desafios para o setor público, com o secretário adjunto da Sict, Raphael Ayub, e uma apresentação do case da Ostera, startup premiada no South Summit Brazil 2024, que obteve recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). Também haverá discussões sobre oportunidades em inovação, inovação social e consolidação de ecossistemas.

Na quinta (11/4), um dos destaques é um workshop sobre o programa Tecnova III, que detalhará o edital da Fapergs voltado para inovação em empresas gaúchas. Outras atrações serão os painéis sobre o Hackatchê, da Secretaria da Educação, e o Inturis – Sistema de Inteligência Turística, da Secretaria do Turismo. Além disso, haverá apresentação da Rede RS Startup e rodada de negócios do Startup Lab, ambas iniciativas da Sict.

Na sexta (12/4), último dia de evento, o vice-governador Gabriel Souza detalhará o Dashboard Primeira Infância. Já o Escritório de Desenvolvimento de Projetos, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), apresentará o painel Governo e cidadão digitais, experiências e perspectivas para uma democracia digital. Outros destaques serão os debates sobre inovação na saúde, na educação e no agronegócio.

O governo também participará de programações paralelas. Na quinta (11/4), às 15h, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura apresentará o painel Economia circular e reutilização de resíduos, no estande da Secretaria Municipal de Inovação de Gramado. Já na sexta (12/4), às 9h, a SPGG estará no palco principal para o painel Governança da transformação digital – case governo federal e governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Gramado Summit

Criado em 2017, o Gramado Summit teve sua primeira edição focada em exposição e conteúdo para startups em estágio inicial, reunindo um público de 700 pessoas. Com o tempo, o evento começou a prospectar empresas maiores para a feira de negócios e um público mais amplo para as discussões apresentadas em palestras.

Em 2023, recebeu 10 mil visitantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e cerca de 300 palestrantes nas áreas de conteúdo. Para 2024, na sétima edição, são esperados 400 palestrantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e 15 mil visitantes.