Porto Alegre, sexta, 29 de novembro de 2024
img

RS: Estratégias para combate à criminalidade são discutidas pelas forças de segurança de Canoas

Detalhes Notícia
Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M) sediou reunião operacional. Foto: SMSP de Canoas

 

 

Para garantir um planejamento adequado para o combate à criminalidade em Canoas, representantes das Circunscrições Integradas de Segurança Pública (CISP), que compreendem a um aglomerado de bairros, participaram da primeira reunião operacional com o secretário municipal de Segurança Pública, Guilherme Pacífico. O encontro aconteceu na manhã de segunda-feira (8), no Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M). Ações estratégicas da Guarda Municipal (GM) para o restante do ano entraram em pauta.

“Nós temos os nossos inspetores regionais em cada um dos quatro CISPs aqui no município. As Circunscrições dialogam com uma representação da Brigada Militar e outra da Polícia Civil. Então, a partir de uma análise dos indicadores criminais, são adotadas estratégias para a GM em todo município, dividido por esses quatro núcleos”, afirma o secretário.

Os principais indicadores criminais da cidade são apontados por meio de relatórios do Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC). A partir dos registros de delitos, como homicídio, roubo a pedestre e roubo e furto de veículos, a Segurança Pública consegue definir as estratégias de atuação integrada mais adequadas para cada realidade.

“As ações integradas não compreendem apenas o trabalho da Guarda, mas também os demais setores do município, bem como órgãos da segurança pública do Estado, em especial, a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro e Polícia Penal”, acrescenta Pacífico. Outras reuniões de planejamento para a intervenção e repressão à criminalidade em Canoas estão sendo desenvolvidas ao longo da semana. Agentes das áreas de Inteligência, de Operações Integradas e do Observatório também participam dos encontros.