Na próxima semana, de 15 a 19 de abril, o Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS), em parceria com o governo do Estado e a Frente Parlamentar Pró-Energias Renováveis, promoverá uma missão com o objetivo de atrair investimentos significativos em energias renováveis para a região.
A iniciativa ganha destaque com o anúncio previsto de novos investimentos no Rio Grande do Sul pela empresa europeia Nordex. Esses planos serão revelados durante a visita às instalações e unidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, fabricação, montagem de aerogeradores e eletrolisadores da Nordex, na Alemanha e Espanha. Na ocasião, está prevista a assinatura de um memorando de entendimento entre a empresa e o Estado.
“A expectativa, além do anúncio da planta de torres de concreto utilizadas para a geração eólica, é de ter uma unidade industrial da Nordex no Rio Grande do Sul, ampliando o potencial de geração de empregos e o desenvolvimento econômico local”, disse o diretor do Sindienergia-RS, Guilherme Sari. Ele ressalta que a missão visa fortalecer os laços com a Nordex e ampliar oportunidades de investimento que possam impulsionar o setor de energias renováveis no Estado.
“Nosso objetivo vai além da energia eólica. Estamos comprometidos em fortalecer toda a cadeia produtiva das energias renováveis, incluindo o segmento do hidrogênio verde”, afirma Sari, que participará da comitiva com o governador Eduardo Leite, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, secretários de Estado, lideranças do legislativo gaúcho e empresários.
A Nordex, de origem dinamarquesa e com matriz na Alemanha, é um dos maiores fabricantes de aerogeradores do mundo e está investindo forte em hidrogênio verde por meio de joint ventures, uma delas com a empresa Acciona. “Vamos abordar o nosso plano de desenvolvimento para o Brasil, em especial para o Rio Grande do Sul”, adiantou o gerente de vendas da Nordex Energy Brasil, Robertison Brito.
“Sabemos da importância de uma empresa como a Nordex no que diz respeito ao impacto econômico, ambiental e social para o Rio Grande do Sul e, por isso, planejamos e apoiamos esta missão, com o objetivo de reiterar nosso interesse em permanecer no Brasil e investir no Estado”, afirmou Brito.
Durante a missão, está prevista a visita à Nordex Academy, uma unidade especializada em treinamento técnico para profissionais do setor eólico, reforçando o compromisso da empresa com a capacitação e o desenvolvimento da mão de obra.