Porto Alegre, sábado, 27 de julho de 2024
img

Paraskate é atração na etapa do STU de Porto Alegre

Detalhes Notícia

O STU National 2024 traz mais uma vez para Porto Alegre o paraskate, com a participação de atletas que têm algum tipo de deficiência. O gaúcho Theo Huck, de apenas 10 anos, fará a abertura da modalidade neste domingo, 14, a partir das 15h. Ele foi campeão brasileiro de Paraskate Park pelo sub 12 e é uma promessa da nova geração.

Quem marca presença novamente na capital gaúcha é Italo Romano, considerado um ícone do paraskate no Brasil. Suas manobras radicais e a alta performance o mantém no pódio dos principais campeonatos de paraskate, tanto no Park como no Street.

O atual campeão nacional de Paraskate Street 2023, Felipe Nunes, também estará na Orla do Guaíba, assim como Vini Sardi, eleito paraskatista do ano em 2023. “O paraskate é uma categoria muito importante para a inclusão. Queremos levar a categoria para a olimpíada’’, disse Sardi.

Nesta sexta-feira, 12, o paraskatista David Soares, 27 anos, do Paraná, estava treinando na pista da Orla do Guaíba. Ele perdeu as pernas devido à meningite e começou a andar de skate aos 18 anos. “Conheci o esporte por meio do Italo Romano. Queremos mostrar para o mundo que qualquer pessoa pode competir”, diz ele.

A competição contará também com os atletas Leo Almeida, representante da categoria com deficiência visual, tendo 15% de visão em apenas um olho, e o skatista cego Nando Araújo. Além deles, competem Igor Faria, Rogerio Bento, Jhonatan Ribeiro e Tony Alves.

Atletas gaúchos – O Rio Grande do Sul estará representado na etapa deste final semana por três skatistas: João Lucas Alves, o Xuxu, de Cachoeirinha, Sofia Godoy, de Campo Bom, e Douglas Molocope, de Novo Hamburgo.

Xuxu disputa a categoria Street e é uma das promessas da nova geração do skate brasileiro. É o atual vice-líder do ranking nacional, com o segundo lugar em Florianópolis e o terceiro em Criciúma.

Aos 15 anos, Sofia é uma das revelações do esporte. Neste ano, assumiu a liderança do ranking brasileiro da modalidade Park ao ser campeã da segunda etapa, em Criciúma.