Quase 70% dos consumidores brasileiros afirmam que têm receio de comprar pela internet, por medo de cair em golpes ou serem vítimas de fraudes, segundo dados de uma pesquisa realizada pela agência SEO Conversion. Não receber o produto comprado é um grande temor, além de prejuízo para quem compra on-line. Esse tipo de falha pode ocorrer em razão de golpes, mas também afeta empresas sérias, quando ocorrem problemas com o estoque das marcas.
“A organização e manutenção do estoque desempenham um papel fundamental na garantia da oferta de produtos em uma loja online. Para o sucesso contínuo dos negócios, é preciso que os lojistas mantenham um controle eficaz sobre seus produtos, alinhando-se com fornecedores, evitando o risco de rupturas de estoque”, explica Thais Teixeira, coordenadora de Customer Success da Uappi, empresa de tecnologia especializada em e-commerce.
Tanto para grandes quanto para pequenas empresas, é fundamental manter um registro organizado das entradas e saídas de produtos, realizar inventários periódicos para controle, manter uma boa relação com fornecedores e ter um conhecimento detalhado sobre cada reposição de produto. “É essencial que os lojistas se antecipem às épocas de promoções e datas comerciais, planejando a reposição de itens de acordo com a sazonalidade. Além disso, o monitoramento dentro de uma plataforma de e-commerce pode ser automatizado, permitindo que os lojistas recebam imediatamente os pedidos e coordenem as informações de emissão de nota e envio do produto de forma eficiente, garantindo uma boa experiência de compra para o cliente”, detalha Thais.
A especialista explica, ainda, que hoje existem tecnologias que evitam as situações de rupturas de estoque: “São ferramentas que emitem alertas sobre estoque mínimo de produtos e oferecem gestão de estoque de segurança. Isso permite que o lojista antecipe-se à possibilidade de esgotamento do produto, podendo planejar a reposição ou controlar a exposição do item em campanhas promocionais”, completa.
Se a ruptura de estoque ocorrer
Caso a crise ocorra e não seja possível realizar a entrega dos produtos vendidos é importante prever a reposição o quanto antes e traçar estratégias para mitigar o impacto da ruptura de estoque. A primeira delas é comunicar ao cliente o atraso: “Muitas empresas acabam falhando nessa comunicação e deixando o cliente às escuras sobre a entrega do seu produto. Essa demora em comunicar o atraso pode gerar crises de imagem, especialmente nas redes sociais”, explica Jéssica Fragoso, Head Of Marketing na Uappi. Uma vez que a crise está posta, ela até pode ser revertida por meio de respostas imediatas de forma pública nos posts que atacam a marca, porém o histórico ficará registrado e poderá afetar a percepção de marca para futuros clientes. “Um dos maiores ativos para quem vende pela internet é a reputação, por isso é importante evitar a crise ao máximo”, completa Jéssica.