Porto Alegre, terça, 30 de abril de 2024
img

Missão Suíça: Alunos embaixadores apresentam projetos de Passo Fundo na Prefeitura de Genebra

Detalhes Notícia
Os estudantes explicaram, em inglês, cinco iniciativas de Cidade Educadora desenvolvidas no Município. Fotos: Michel Sanderi

 

Depois de mais de dois meses de preparação com aulas de inglês, pesquisas sobre a Suíça e imersão nos projetos da Prefeitura de Passo Fundo, os cinco alunos da rede municipal que representam a cidade na Europa venceram um grande desafio nesta quarta-feira (17): apresentar a autoridades suíças, na Prefeitura de Genebra, iniciativas de Cidade Educadora que Passo Fundo desenvolve e que podem servir de exemplo para o mundo.

Durante encontro com a prefeita Cristina Kitsos e o vice-cônsul do Brasil em Genebra, Evaristo Andrade, eles falaram sobre a Escola Pública de Música Yamandu Costa, o Ki da Hort@, o Prisma Espaço Geek, o Passo Fundo em Movimento e os espaços públicos da cidade. A desenvoltura e segurança dos estudantes de 13 anos surpreenderam quem acompanhou a apresentação.

Fotos: Michel Sanderi

A prefeita Cristina Kitsos valorizou a participação dos jovens na construção de políticas públicas e elogiou a iniciativa de Passo Fundo de escolher estudantes para serem protagonistas da Missão Cidade Educadora. “É muito importante dar voz aos jovens, que eles possam expressar suas ideias, participar de projetos. A cidade de Passo Fundo é um exemplo disso”, observou. A prefeita destacou que, apesar da distância geográfica, Passo Fundo e Genebra se aproximam ao tratar de assuntos similares no planejamento da cidade e na construção do futuro dela. “Vários projetos de Passo Fundo apresentados hoje fazem eco a projetos e ideias que temos aqui na cidade de Genebra. A democratização dos espaços públicos, a preocupação com as questões climáticas, de igualdade e de justiça. É muito importante que os jovens estejam engajados nesses processos e ajudando a pensar o futuro da sociedade”, afirmou.

Por mensagem em vídeo, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, agradeceu a acolhida dos alunos por parte da Prefeitura de Genebra e enfatizou o orgulho em ver jovens liderando a delegação do Município na Suíça. “Este é o poder da educação: criar novas oportunidades, especialmente para as crianças e jovens. Através da educação, eles alcançam objetivos para a sua vida, para o seu futuro e inspiram toda a nossa rede de educação para evoluir”, afirmou o prefeito Pedro.

Fotos: Michel Sanderi

Kiara dos Santos Prestes, aluna da Escola Municipal Antonino Xavier, destacou o orgulho de representar Passo Fundo em outro país. “Eu estava muito nervosa, mas fiquei feliz em ver que todo o esforço valeu a pena. As aulas de inglês, os dias e noites estudando o projeto do Prisma. Com certeza, essa é uma experiência que eu jamais vou esquecer”, afirmou.

Para o vice-cônsul, Evaristo Andrade, Passo Fundo está no caminho certo ao investir na nova geração. “Para nós, que estamos representando o governo brasileiro em Genebra, é um orgulho profundo ver esta geração vindo de Passo Fundo, com tanta garra e entusiasmo. Parabéns aos formuladores desta política pública, à população de Passo Fundo, pais e professores. Que os jovens nunca percam a possibilidade de transformar a vida de alguém”, disse.

O secretário de educação de Passo Fundo, Adriano Canabarro Teixeira, destacou que, durante a apresentação dos alunos, ficou nítido o quanto os projetos de Cidade Educadora do Município encontram ressonância na cidade de Genebra e, principalmente, o impacto qualitativo importante que a rede municipal de ensino de Passo Fundo tem sobre a formação de seus alunos, representados pelos seus embaixadores.

Êmily Zanella (Emef Dom José Gomes), Lucas de Lima da Silva (Emef Wolmar Salton), Kiara Prestes (Emef Antonino Xavier), Bernardo Micheletto (Emef Zeferino Demétrio Costi) e Nicoly Possel (Emef Cohab Secchi) seguem agora o cronograma de agendas em solo suíço. Nesta quinta-feira, eles farão visitas a instituições de Educação da cidade.

Conheça os projetos apresentados hoje pelos alunos de Passo Fundo em Genebra:

Escola Pública de Música Yamandu Costa
Reconhecendo a música como linguagem universal a partir da qual se pode criar e transformar a realidade, a Prefeitura criou a Escola Pública de Música Yamandu Costa. A iniciativa tem o apoio do violonista passo-fundense Yamandu Costa, vencedor do Grammy Latino 2021. Atualmente com cerca de 400 alunos, a Escola de Música tem sua sede central localizada no Parque da Gare e mais 4 pólos instalados nos quatro quadrantes do município. As modalidades trabalhadas são: Cordas Dedilhadas, Cordas Friccionadas, Percussão e Sopro, todas ministradas de forma coletiva.

Programa Passo Fundo em Movimento
Com o programa Passo Fundo em Movimento, a Prefeitura busca qualificar as iniciativas de mobilidade urbana, convivência e lazer. No que se refere ao esporte, lazer e encontro das pessoas que habitam a cidade, várias ações foram implementadas e muitas outras vêm sendo desenvolvidas para melhorar a vida das pessoas por meio da prática de atividades físicas orientadas e gratuitas.

Ki da Hort@
O Ki_da_Hort@ é um grande laboratório biológico de aprendizagem e tem como objetivo implantar hortas escolares como estratégia didático-pedagógica para alunos das escolas municipais. A partir do trabalho da escola como espaço comunitário e da cidade como um espaço educador, o KDH está presente em 34 Escolas de Ensino Fundamental e 33 Escolas de Educação Infantil.

Prisma Espaço Geek
Situado no Parque da Gare, o Prisma é um espaço de leitura e autoria, do impresso ao digital, abrangendo literatura, educação, cultura, artes, tecnologia e games. Vinculado à Secretaria de Educação, incentiva a aprendizagem criativa, a criação e a difusão de conhecimento, envolvendo as múltiplas modalidades presentes na Cultura Digital.

Espaços Públicos
Os espaços públicos de Passo Fundo constituem uma importante estratégia para uma política efetiva de planejamento urbano e saúde pública. Eles proporcionam a melhoria da qualidade estética, funcional e ambiental da cidade e incluem ciclovia, caminhódromo, equipamentos de segurança, lazer, cultura e esporte. O Parque da Gare e o Parque Linear da Avenida Brasil são alguns dos principais espaços públicos da cidade.