Porto Alegre, terça, 30 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Rolê da Vacina amplia campanha nas escolas municipais de educação infantil

Detalhes Notícia
Pouco mais de 10 mil crianças já foram imunizadas contra a gripe em Porto Alegre. Foto: Cristine Rochol/PMPA
O Rolê da Vacina, campanha de vacinação itinerante da prefeitura de Porto Alegre, por meio das secretarias de Saúde e Educação, ampliou, nesta semana, a imunização nas escolas municipais de educação infantil. Instituições públicas de todo o município são contempladas, e as equipes de saúde já aplicaram cerca de duas mil doses.

Com a ampliação de públicos, um dos focos das ações é proteger crianças de seis meses a menores de 6 anos contra a gripe, que fazem parte do público-alvo estipulado pelo Ministério da Saúde. Até o momento, pouco mais de 10 mil crianças receberam o imunizante na Capital, representando 15% de cobertura vacinal neste ano.

Nesta semana,16 escolas já receberam as equipes de saúde, entre elas a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vila Troco, com apoio da Unidade de Saúde Moab Caldas. “É bacana fazer parte da imunização dos nossos pequenos. A gente pede que os responsáveis tragam as crianças porque é muito importante a vacinação para a prevenção de novas infecções”, pontuou o enfermeiro Bruno Ribeiro Picanço. Quinta e sexta-feira,  outras 11 instituições recebem as equipes de saúde para imunização dos estudantes. Para a próxima semana, outras 15 escolas já estão agendadas.

Outra prioridade da campanha é imunizar crianças entre 9 e 14 anos contra o HPV (papiloma vírus humano). “A disponibilização da vacinação para a criançada é a garantia de segurança e proteção contra doenças. Vacinas salvam vidas”, reforça o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter. Paralelamente à campanha, todas as 134 unidades de saúde de Porto Alegre estão abertas para atualização do esquema vacinal.

“As escolas cumprem um papel fundamental de conscientização. Nossos diretores e professores estão capacitados e as 99 escolas da rede municipal prontas para receber o processo de vacinação.  Somos parceiros da Secretaria da Saúde nesta e em tantas outras importantes campanhas, na garantia da saúde dos nossos alunos, familiares e de todos os porto-alegrenses” afirma o secretário de Educação José Paulo da Rosa.