Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Prefeito ouve demandas e encaminha ações na Região Eixo Baltazar

Detalhes Notícia
Melo, junto com secretários e demais gestores do Executivo, esteve reunido com a comunidade no Centro Vida. Foto: Pedro Piegas / PMPA

O programa Prefeitura Mais Comunidade ocorreu na manhã deste sábado, 20, na Região Eixo Baltazar, que é composta pelos bairros Passo das Pedras e Rubem Berta. Das 8h às 10h30, o prefeito Sebastião Melo, secretários e demais gestores do Executivo estiveram reunidos no Centro Vida, ouvindo a comunidade e encaminhando soluções para os problemas. Após a reunião, o grupo realizou uma vistoria, conferindo as demandas apresentados no Orçamento Participativo (OP).

“A Região Eixo Baltazar é uma das mais populosas da nossa cidade. Reconhecemos que os desafios não são poucos, mas destacamos as importantes entregas, em especial nas áreas da saúde, infraestrutura e mobilidade. É ouvindo a comunidade que conseguimos atuar de forma efetiva e construir uma cidade melhor para todos” – Prefeito Sebastião Melo.

Os moradores que compareceram na reunião reclamaram do atendimento da CEEE Equatorial. A empresa foi convidada, mas não compareceu. O prefeito determinou a atuação do Procon para acompanhar os casos. Também foram relatadas demandas por podas, limpeza de praças, focos de lixo, atendimento social de idosos, vagas em creches e regularização fundiária, entre outros. Todas as pessoas foram atendidas pelos secretários das áreas relacionadas às demandas e receberam algum encaminhamento.

A comunidade se mostrou bastante preocupada sobre a dengue. O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, esclareceu sobre as ações realizadas pela pasta e como funciona a aplicação de inseticida. “Não ocorre aplicação indiscriminadamente, porque tem uma questão de meio ambiente”, explicou. Também surgiram algumas demandas sobre a ampliação de unidades de saúde, como, por exemplo, Jardim Leopoldina e Planalto. “Acolhemos todas as demandas e explicamos o que está ao alcance da gestão fazer de imediato. O retorno sobre a saúde da população é fundamental”, ressaltou o secretário.

A prefeitura também apresentou as entregas que foram realizadas para a Região Eixo Baltazar nas áreas de habitação, educação, cultura, esporte, serviços urbanos, desenvolvimento social e causa animal.

Nas vistorias, foram verificados os locais citados nas assembleias do OP. Dois locais vão receber intervenções do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Na comunidade Costa e Silva, o Dmae informou que já iniciou o processo de levantamento para a extensão da rede de água. Também foi anunciado para os moradores do Núcleo 30 (rua Wolfram Metzler, 360) que haverá projeto para obra de drenagem na comunidade.

Segundo o Departamento Municipal de Habitação (Demhab), as áreas das comunidades Costa e Silva e Elyseu João Fontana, 405, já estão em processo de Regularização Fundiária (Reurb). A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) anunciou que está programada conservação permanente para a Vila Amazônia, após a conclusão da obra do Dmae.

Monitoramento – A Secretaria Municipal de Modernização e Gestão de Projetos (Smges) realiza o acompanhamento das demandas e entregas com a Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), responsável pela articulação com o Orçamento Participativo e pela gestão das subprefeituras.