Debater sob ângulos diversos a realidade complexa dessa condição em constante evolução no Brasil e no mundo é o objetivo do III Seminário Autismo em Pauta: diagnóstico, tratamento e inclusão. A análise, o plano terapêutico e a condução dos casos é algo que demanda atenção e compreensão por parte da sociedade e das autoridades.
O evento, agendado para o dia 23 de abril, a partir das 13h30min, no Auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), pretende combater estigmas e preconceitos, promover o acesso a serviços e apoio adequados, e garantir que as necessidades e direitos das pessoas autistas sejam respeitados e atendidos em todos os aspectos da vida.
Palestrantes especializados no tema estão confirmados. Renata Viola Vives trará sua experiência com a palestra “Da observação à ação: estratégias precoces de detecção de risco”. Ana Carolina Rodrigues conduzirá uma reflexão emocionante com “O Diário Azul: Uma jornada através do Autismo”, compartilhando experiências sobre o cotidiano de uma família autista a partir de um livro de sua autoria. O Dr. Alceu Gomes, médico psiquiatra e diretor do Centro de Referência do Transtorno Autista (CERTA), traz sua vasta experiência clínica em questões cruciais relacionadas ao diagnóstico e tratamento. A psicóloga Tanise Sabino, presidente da Frente Parlamentar da Promoção à Saúde Mental da Câmara de Porto Alegre, contribuirá com uma perspectiva política e social relevante para a temática. O Seminário também contará com a presença do servidor público da Prefeitura de Porto Alegre, Nilson Ventura, e da psiquiatra e presidente da Associação de Psiquiatria do RS (APRS), Dra. Ana Tietzmann. Por fim, Dr. Josemar Marchezan, neuropediatra, promoverá ensinamentos sobre as formas de tratamento.
A realização do III Seminário Autismo em Pauta é da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Frente Parlamentar da Promoção da Saúde Mental e Câmara Municipal de Porto Alegre. O apoio é da Sociedade de Neurologia e Neurocirurgia do Rio Grande do Sul (SNNRS) e da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS).