A história de vida profissional do jornalista, advogado e empresário Péricles de Freitas Druck será retratada em um documentário dirigido pelo cineasta Roberto Turquenick. O protagonista, relembra suas décadas de vida e revisita seu passado em uma obra de depoimentos, entrevistas e causos chamada “Meu tempo é agora”. O lançamento do documentário será noite do dia 27 de abril, na Casa NTX.
Marili Réquia Druck, esposa de Péricles, foi quem idealizou esse projeto, a coordenação de pesquisa documental e fotográfica do protagonista ficou a cargo de Turquenick e da produtora Taty Behar, materializando uma bela homenagem ao marido. Depois de lançar o documentário, a ideia de Marili é escrever um livro, colocando documentos, fotos e histórias que não couberam no audiovisual. “Quero fazer com que a história de Péricles de Freitas Druck e seus feitos sejam eternizados”, afirma Marili.
A mãe de Péricles, Elida de Freitas e Castro Druck, serviu de inspiração para Marili idealizar o documentário, pois escreveu um livro sobre a vida do marido, Clio Fiorio Druck. Para Marili, “a homenagem precisa ser em vida, a pessoa tem que saber que seus feitos estarão registrados para sempre, isso é que dá sentido ao documentário”, diz. Pensamento que vai de encontro com uma das frases mais ditas pelo personagem principal desta história, “O meu tempo é agora”, que originou o nome da obra.
Quem é Péricles de Freitas Druck
Filho de juiz e neto de desembargador, Péricles de Freitas Druck nem sequer pensou em seguir outra profissão que não a de advogado. Quando jovem, assinava a coluna Panorama Político no jornal Correio do Povo, onde, na redação, sentava-se frente a frente com ninguém menos do que Mario Quintana. Quando se deu por satisfeito com a experiência, saiu do jornal, manteve sua bem sucedida banca de advocacia, e começou a empreender.
A partir daquele momento, deu início à implantação de um novo conceito de desenvolvimento urbano. Sob sua concepção, os antigos loteamentos, se transformaram em comunidades planejadas. Na esteira desses negócios imobiliários, nasceram a Habitasul, o Hotel Laje de Pedra, Jurerê Internacional e, posteriormente, a Celulose Irani. No documentário, Péricles fala de cada uma dessas empreitadas e também da capacidade de reerguer-se, quando houve o episódio Habitasul-Meridional, ao qual teve que abrir mão de 80% de seu patrimônio para refazer-se.
Além de sua história de vida cheia de detalhes, também é muito grande a lista de nomes que participaram do documentário, cujo copião já está em 90 minutos. Editado, chegará a 60 minutos, mas haveria material para um longa-metragem de mais de três horas, se fosse viável. Quem tiver a oportunidade de assistir o registro da trajetória de Péricles de Freitas Druck, irá se surpreender com a história de sucesso do empresário. O documentário será distribuído gratuitamente em escolas de Porto Alegre e, também, em sessões especiais e gratuitas no cinema, em Porto Alegre e Florianópolis.