Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
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77% dos brasileiros pretendem comprar presente neste Dia das Mães

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Especialista em comportamento do consumidor, Maicon Dias, dá dicas de como comerciantes podem aproveitar a data

 

 

Uma das datas comemorativas mais importantes do primeiro semestre do ano, o Dia das Mães é sempre um forte período de vendas para a maioria das marcas e do varejo. Segundo pesquisa Dia das Mães, da Opinion Box, 77% dos entrevistados têm a intenção de adquirir presentes para celebrar a data especial. O gasto médio com o presente fica entre R$ 50 e R$ 200 e 40% dos consumidores planejam pesquisar o presente duas semanas antes da data (ou menos), ou seja, ainda dá tempo de posicionar marcas e negócios para essa data.

“Sabendo que o consumidor costuma tomar sua decisão poucas semanas, ou até dias, antes da compra as marcas devem investir em uma comunicação mais direta e eficaz, seja via redes sociais, whatsapp, mídias digitais ou email marketing”, explica Maicon Dias, CEO da Gampi Casa Criativa e especialista em comportamento do consumidor. “É importante se mostrar relevante em um momento em que o cliente deseja fazer uma compra rápida e assertiva, em meio a tantas ofertas. Investir em um planejamento que garanta estoques e entregas para esse consumidor é fundamental na compra de última hora”, completa.

Promoções
Focar em estratégias de preços competitivos também é uma dica, já que 64% dos consumidores indicam que bons preços e promoções são decisivos na escolha de onde comprar. “Um item interessante que as pesquisas trazem é que 9% dos consumidores priorizam como relevante poder comprar online e retirar em loja física, o que nos mostra essa como uma tendência de comportamento que busca conveniência. É uma faixa etária que, apesar de já estar acostumada com a compra on-line, valoriza essa facilidade, por isso as lojas devem estar atentas a essa possibilidade. Sem contar que a ida do cliente até a loja para buscar o produto é uma nova oportunidade de venda”, explica Maicon.

Moda no topo da lista
Mais da metade dos entrevistados responderam que os presentes escolhidos serão roupas ou acessórios. “Neste caso, um importante argumento de venda é mencionar as possibilidades de troca, seja para lojas físicas ou online. Esse ponto traz segurança para quem comprar fazer sua escolha”, completa.