Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Porto Alegre: Aplicativo da Procempa é apresentado a agentes da segurança pública

Detalhes Notícia

Nesta quinta-feira, 25, agentes da Brigada Militar e da Secretaria de Segurança do Estado reuniram-se na sede da Procempa para conhecerem o aplicativo Hórus Next Generation. Desenvolvido pelo Hub de Inovação da Companhia, o Procempa Smartlab, o aplicativo será utilizado em dispositivos móveis como smartphones. Integrado ao sistema de cercamento eletrônico da Capital, fará a análise de placas de automóveis em tempo real, visando ampliar o monitoramento pelo uso de câmeras móveis nas viaturas para melhor conduta de crimes relacionados a roubos de veículos na Capital.

Segundo a diretora técnica da Procempa, Débora Roesler, o empenho pela modernização de soluções úteis para a cidade é essencial.  “Juntamos a necessidade do cidadão e das forças de segurança com os recursos de busca e monitoramento, utilizando inteligência artificial para otimizar o reconhecimento de placas de veículos. Essa iniciativa torna o acompanhamento pelo cercamento eletrônico mais ágil e efetivo”, afirma.

O supervisor da área de Inovação da Procempa e desenvolvedor do app, Márcio Gustavo Gusmão Scherer, acredita na ajuda que o aplicativo pode trazer, integrado com as 350 câmeras estáticas espalhadas pela cidade, além das câmeras móveis nas viaturas. “Queremos ampliar esse sistema do cercamento eletrônico e ter mais câmeras e mais controle no que se relaciona a veículos roubados na cidade”

Blitz inteligente – O aplicativo pode ser utilizado tanto pelos agentes de segurança pública que estejam embarcados nas viaturas como também por agentes de fiscalização de trânsito, nas operações de “blitz inteligente”, capaz de reconhecer alertas administrativos (como licenciamento vencido) e criminais (roubo e furto). O Hórus NG também conta com a possibilidade de criação de alertas via sistema do cercamento eletrônico, exibindo os detalhes do veículo e enviando a posição georeferenciada do agente de segurança pública de dez em dez segundos. Dessa maneira, há a possibilidade de comunicação a outros agentes de segurança mais próximos, para que assim realizem uma abordagem ao veículo suspeito.