Porto Alegre, sexta, 17 de maio de 2024
img

Animais Financeiros: especialista associa perfil dos animais para explicar comportamentos financeiros

Detalhes Notícia

 

 

Gatos são independentes, cachorros são leais, águias têm foco. As formas como os animais se apresentam ao mundo podem lembrar também o comportamento das pessoas ao lidar com as finanças pessoais. Essa ideia faz parte do trabalho do especialista e educador financeiro Thiago Godoy, conhecido nas redes sociais como Papai Financeiro e convidado pela Serasa para explicar essas relações.

A ideia de relacionar os hábitos financeiros das pessoas com o perfil de animais vem de um teste que aparece no livro Emoções Financeiras, lançado no ano passado por Godoy. Nele, o autor explica como o histórico familiar, as crenças e o apego a determinado estilo de vida podem impactar a vida financeira das pessoas.

Dessa forma, inspirado em uma matriz científica usada em experimentos e pesquisas sobre Psicologia do Dinheiro, o especialista comparou o comportamento financeiro de cada um com perfis de seis animais: águia, gato, cachorro, ovelha, urso e coruja.

“Trata-se de uma maneira lúdica de ajudar as pessoas a entenderem o seu perfil de uso do dinheiro. Elas aprendem melhor quando se conectam com símbolos, por isso a referência. A gente consegue se lembrar facilmente dos atributos de cada animal e isso ajuda a aumentar a consciência sobre os aspectos comportamentais e de crenças que a incomodam”, explica Thiago.

De acordo com o estudo, cada um dos animais financeiros tem suas próprias luzes e suas próprias sombras, que ajudam nas análises individuais sobre os pontos de melhoria e valorização das qualidades. “O importante é que a pessoa se conheça e busque amplificar os aspectos que reconhece como positivos, ao mesmo tempo que trabalha para abandonar suas características negativas”, afirma.

Com qual animal você se identifica?

Em parceria com o instituto de pesquisa Opinion Box, a Serasa realizou uma pesquisa com 1.800 entrevistados para entender com quais animais os consumidores relacionam seus hábitos financeiros.

Quase metade dos respondentes (45%) se identificaram predominantemente com o perfil do cachorro, assumindo que ao mesmo tempo que gostam de uma vida mais simples, acreditam que o dinheiro me ajuda a realizar sonhos. Outros 27% se reconheceram como corujas, entendendo que o dinheiro é um grande facilitador e permite que as conquistas sejam mais rápidas. O perfil do gato foi o menos notado pelos entrevistados: apenas 3% assumem que interpretar o dinheiro como sinônimo de sucesso e felicidade e vice-versa.

Os seis animais financeiros

 

Para saber mais sobre os animais financeiros, acesse o blog da Serasa: clique aqui