Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Canoas: Níveis dos rios refletem na cheia e mobilizam equipes

Detalhes Notícia
Foto: Thiago Guimarães

 

 

 

Embora o dia seja de tempo firme com amplas aberturas de sol, os níveis dos rios ainda traziam preocupação nesta terça-feira (14). De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima) de Canoas, a enchente ao longo do dia apresentava aumento das marcas observadas no dia anterior nas áreas alagadas. Os agentes da Defesa Civil seguiram mobilizados em atendimentos durante o dia.

No bairro Rio Branco, grupos de socorristas estava concentrado no final do viaduto da Mauá, de onde as embarcações entravam na água e saiam em busca do resgate de animais e eventuais moradores remanescentes na região.Os órgãos e voluntários são de diferentes partes do País e ajudam a comunidade canoense no momento delicado que atravessa o município.

“O Suçuarana é um grupo de voluntários de São José dos Campos (SP). Completamos 30 anos agora em 2024. Nos juntamos com a Defesa Civil de Taubaté e estamos atuando aqui com 23 anos”, disse o presidente do grupo Suçuarana, Nilso Afonso, em mais um dia com diversas embarcações atuando nas águas.

A Defesa Civil de Canoas mantém a ordem de evacuação em virtude da enchente para os moradores do bairro Niterói e da parte do lado Oeste, nas regiões do Mathias Velho, Rio Branco, Fátima, Mato Grande, Harmonia e São Luís.

Níveis dos rios
Nesta terça-feira (14), às 16h, o Rio do Sinos chegou à marca de 6,76 metros em São Leopoldo, quando a cota de inundação é de 4,5m. O Guaíba alcançou os 5,23 metros, diante uma cota de 3 metros. O volume é muito próximo da marca recorde já registrada na Capital — 5,33 metros na semana passada. Já Rio Gravataí atingiu 5,83 metros, ante a cota de 4,75m para sair do leito no município que dá nome ao rio.

Os dados a respeito dos níveis desses rios são do Serviço Geológico do Brasil, com elaboração do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (DRHS/SEMA-RS).

Temperaturas em queda
Conforme o Eclima, a previsão do tempo para quarta-feira (15) é de uma queda mais acentuada da temperatura, intensificando o frio. O tempo seco com sol predomina. A mínima prevista é de 6º C e a máxima pode chegar aos 17º C. Ainda, segundo os prognósticos, a chuva deve voltar à cidade na quinta-feira (16).