Porto Alegre, sexta, 18 de outubro de 2024
img

Mais de 10 mil receitas digitais de medicamentos controlados são emitidas em uma semana pela plataforma do Cremers

Detalhes Notícia
Projeto estabelece diretrizes para elaboração de planos pelos municípios, estados e União © REUTERS/Amanda Perobelli

 

 

 

A utilização das receitas digitais para medicamentos controlados (azuis e amarelas), disponíveis no site do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) desde 8 de maio, chegou, nesta quarta-feira (15), à marca de 10.050 emissões. Somente em uma semana, foram emitidas 6.469 receitas azuis e 3.581 amarelas no Espaço do Médico, no site cremers.org.br. Os receituários serão disponibilizados em breve no aplicativo do Conselho de Medicina.

Ferramenta desenvolvida pelo Cremers, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), a utilização da receita digital para medicamentos controlados foi possível a partir da autorização da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que publicou Ofício Circular 003/2024, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária.

Criada de forma pioneira pelo Cremers em abril de 2020, durante a pandemia de covid-19, a receita digital já conta com 5 milhões de documentos emitidos. Desde então, a implantação de receitas para medicamentos controlados era uma luta do Conselho. Agora, frente às dificuldades geradas pelas enchentes, o Cremers atuou pela utilização imediata da ferramenta digital para auxiliar as pessoas que estão em área isoladas ou com dificuldade de deslocamento. “A emissão de receitas azuis e amarelas vai beneficiar principalmente pacientes psiquiátricos e oncológicos que foram afetados pelas enchentes. Neste momento, vamos atender a uma situação de caráter emergencial de calamidade pública”, afirma o presidente do Conselho, Eduardo Neubarth Trindade.

A ferramenta também auxilia o trabalho dos médicos voluntários, ampliando a assistência à população com o uso da telemedicina aliada à prescrição digital de medicamentos controlados, sobretudo nas áreas das especialidades médicas. Traz, ainda, mais segurança para os médicos e os pacientes, garantindo maior controle da prescrição e a rastreabilidade dos medicamentos dispensados.