Porto Alegre, terça, 22 de outubro de 2024
img

Canoas: Prefeitura retoma operação da Casa de Bombas 7 e instala mais bombas móveis

Detalhes Notícia
Foram instaladas bombas móveis no Dique do Canil, no bairro Mato Grande, neste fim de semana. Foto: Thiago Guimarães

 

 

Neste sábado (25) a Prefeitura de Canoas retomou a operação da Casa de Bombas 7, no bairro Mathias Velho. Com o apoio do Exército, os equipamentos da instalação foram retirados e enviados para limpeza e um novo motor foi instalado no local, permitindo o recomeço imediato do bombeamento, com capacidade de 2.500 litros por segundo.

Também  foram instaladas duas bombas móveis no Dique do Canil, no bairro Mato Grande. Somados, os dois equipamentos possuem capacidade de vazão de 3.200 litros por segundo.

Atualmente, a cidade conta com 25 bombas para retirar a água do lado Oeste. São 22 bombas móveis instaladas ou em processo de instalação distribuídas nos diques. A Casa de Bombas 8 foi retomada e já tem dois de seus três equipamentos em operação, e a Casa de Bombas 7, também recuperada, tem um motor em funcionamento. A capacidade total de vazão, considerando todas as 25 bombas, é de 36.700 litros por segundo.

Niterói

Na região do Niterói, a água acumulada não é proveniente de cheias de rios, mas são reflexo das chuvas da quinta-feira passada (23), que ainda não foi totalmente escoada pelo sistema de tubulações. Apesar de haver bombeamento através das Casas de Bombas 1 e 2, o Rio Gravataí também está acima da cota, e a eficiência das bombas não é a mesma de quando o rio está baixo. Essa situação causa acúmulo de água também em outros bairros, como Nossa Senhora das Graças e Vila Ideal.

A Casa de Bombas 1 conta com a operação de três dos seus quatro motores, e a Casa de Bombas 2 tem um de três motores funcionando. Mais 10 bombas auxiliares foram instaladas. Somando-se a operação de todas as bombas, o bairro tem uma capacidade de bombeamento de cerca de 13 mil litros de água por segundo.