Porto Alegre, sábado, 19 de outubro de 2024
img

Porto Alegre: Acúmulo de resíduos dificulta tratamento na Estação Moinhos de Vento

Detalhes Notícia

A operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), está com vazão reduzida desde a sexta-feira, 24. O motivo é o acúmulo de lixo que está chegando com a água na Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Moinhos de Vento, além da turbidez da água.

“O lixo e o excesso de areia e terra que estão chegando com a água do Guaíba impedem que o tratamento seja realizado na mesma velocidade, com a mesma vazão usual. E o tratamento mais lento faz com que os reservatórios demorem mais a terem o nível necessário para os bombeamentos e a distribuição da água tratada aos bairros do sistema”, afirma o diretor-geral do Dmae, Mauricio Loss.

No final de semana, foi necessário o desligamento de duas Ebats do sistema Moinhos de Vento: Bordini e 24 de Outubro. A Ebat 24 de Outubro foi religada no final da noite de domingo, 26, normalizando o abastecimento durante a madrugada desta segunda-feira, 27, para os bairros Bela Vista, Bom Fim, Independência, parte do Moinhos de Vento, Rio Branco, Santa Cecília e Petrópolis. A Ebat Bordini continua desligada aguardando o restabelecimento do nível necessário para o funcionamento do bombeamento e distribuição de água para os bairros Bela Vista, Moinhos de Vento, Auxiliadora e Mont’Serrat.