Porto Alegre, sábado, 19 de outubro de 2024
img

Porto Alegre: Bota-Espera recebe resíduos da enchente para posterior recolhimento pelo DMLU

Detalhes Notícia
Material será direcionado para o aterro de inertes em Gravataí. Julio Ferreira / PMPA

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) informa as comunidades atingidas pela enchente que existem três Bota-Espera para descarte de resíduos inertes. Esta é uma alternativa para moradores e comerciantes que puderem levar seus resíduos até os locais.

Bota-Espera são áreas próximas das regiões inundadas, onde o DMLU descarrega os materiais recolhidos. Depois, os resíduos serão direcionados para o aterro de inertes em Gravataí. Veja os endereços:

– Terreno ao lado da Receita Federal – avenida Loureiro da Silva, 678 – Centro Histórico – 8h às 22h;

– Terreno ao lado do Dmae – avenida Loureiro da Silva, 104 – Centro Histórico – 8h às 18h.

– Terreno na Serraria – avenida da Serraria, 2517 – 8h às 18h.

Inertes – Os materiais inertes, como são os casos dos resíduos pós-enchente, possuem a característica de não se decomporem e sofrerem qualquer alteração em sua composição com o passar do tempo. São materiais que não reagem quimicamente. Nestes locais, os materiais não são enterrados e resíduos como madeira serão processados posteriormente.

Aterro Sanitário – O DMLU continua enviando os resíduos orgânicos e rejeitos, provenientes das coletas domiciliares porta a porta e automatizada, ao aterro sanitário de Minas do Leão. O local visa a redução do impacto ambiental no descarte dos resíduos, por meio da escolha de área adequada, impermeabilização, controle da entrada dos resíduos sólidos, compactação e cobertura periódicas desses materiais, drenagem e tratamento dos efluentes líquidos e gasosos e monitoramento ambiental.

Ecopontos – Para resíduos que não podem ser recolhidos pelas coletas regulares – domiciliar e seletiva – o DMLU oferece as Unidades de Destino Certo (UDCs), também chamadas popularmente de Ecopontos.

Os Ecopontos recebem, gratuitamente, madeira, móveis velhos, colchões, terra, entulho, caliça, cerâmica, sucata de ferro, eletrodomésticos, resíduos arbóreos e diversos materiais que muitas vezes acabam sendo descartados irregularmente em locais públicos. Para saber as quantidades para descarte nos Ecopontos e os endereços clique aqui.