Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
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Porto Alegre: Atendimento ao cidadão da EPTC recebe mais de 18 mil chamados durante a enchente

Detalhes Notícia
Foto: PMPA

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recebeu mais de 18 mil chamados nos canais de atendimento ao cidadão entre os dias 29 de abril e 5 de junho deste ano. O número é maior do que os atendimentos realizados no mesmo período de 2023, quando a EPTC atendeu aproximadamente 16 mil ligações.Em média, os cidadãos aguardaram 23 segundos para serem atendidos, tempo inferior ao mesmo período do ano passado, quando o tempo de resposta atingiu a média de 40 segundos.

“Esse aumento nos chamados reflete o impacto da enchente na comunidade. Nossa equipe está sempre pronta para prestar o melhor atendimento. Essa agilidade é crucial para garantir que as necessidades urgentes da população sejam atendidas de maneira eficiente”, destaca o diretor de Educação, Adriano Gularte.

Os pedidos recebidos pela EPTC abrangeram uma ampla variedade de necessidades. Entre as solicitações mais comuns estavam pedidos de resgate e assistência para pessoas que precisavam entrar ou sair da cidade com doações. Além disso, muitos cidadãos buscaram informações sobre bloqueios de estradas e rotas alternativas devido às condições adversas causadas pela enchente. Os questionamentos também incluíram detalhes sobre itinerários e horários de ônibus, uma vez que as enchentes afetaram o transporte público e a mobilidade urbana.

Contatos – Além do contato telefônico pelo 156 (opção 1) ou 118, para assuntos de trânsito e transporte, há a opção de registrar e acompanhar o andamento da demanda por meio digital via 156Web (com um espaço para bate-papo on-line com um atendente humano auxiliando o usuário na busca de informações e solução de dúvidas sobre a utilização das plataformas de autoatendimento); pelo aplicativo 156+POA, pelo 156 WhatsApp (51 3433-0156) e pelo e-mail 156poa@portoalegre.rs.gov.br. O atendimento é 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados. O aplicativo 156+POA pode ser baixado nas lojas Google Play e Apple Store.

Para os públicos especiais e prioritários, a EPTC possui o Posto de Atendimento para Pessoas com Deficiência e Idosos, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), na avenida João Pessoa, 1105. Além do encaminhamento on-line de demandas, atende presencialmente de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e por e-mail triidoso@eptc.prefpoa.com.br (Tri Idoso) e tripcd@eptc.prefpoa.com.br (Tri Especial para PCD e seus acompanhantes).

Atendimento presencial – Devido ao evento climático que atingiu a sede da EPTC localizada na  Erico Verissimo, 100 o atendimento presencial está suspenso. Conforme resolução 12/2024 publicada no dia 16 de maio no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), estão prorrogados os prazos, por tempo indeterminado, para a apresentação de condutor e autos de infração de trânsito com o prazo encerrado desde o dia 29 de abril de 2024.