Porto Alegre, sábado, 27 de julho de 2024
img

Porto Alegre recebe sugestões de holandeses para melhorar proteção contra enchentes

Detalhes Notícia
Relatório completo será entregue no final de junho. Foto: Alex Rocha/ PMPA

Uma comitiva de pesquisadores holandeses apresentou, nesta segunda-feira, 10, sugestões para recuperação e melhorias no sistema de proteção de Porto Alegre contra enchentes. O relatório final será enviado ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) em 20 dias.

As sugestões foram apresentadas ao prefeito Sebastião Melo, ao diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, e a técnicos do departamento, em reunião na sede do Dmae. Entre as propostas, destacam-se a recuperação do sistema de proteção contra enchentes, a instituição de um sistema de monitoramento de níveis, vazões e ventos, e a criação de mecanismos para verificar a integridade dos componentes do sistema, como diques.

Os holandeses também sugerem o acompanhamento das previsões climáticas, a emissão de alertas para a população e a criação de um Sistema Integrado de Proteção contra Enchentes, envolvendo município, estado e governo federal. As ações foram divididas em quatro fases: imediatas (até setembro de 2024), de curto prazo (até final de 2025), médio prazo (até final de 2026) e longo prazo (até 2030).

Para elaborar o diagnóstico, a comitiva se reuniu com técnicos e representantes dos governos municipal, estadual e federal, incluindo pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O grupo também visitou comportas, casas de bombas e diques nas zonas Norte, Sul, Centro e Ilhas para avaliar a estrutura atual do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre. Após identificar fragilidades e áreas sem proteção, o relatório final trará sugestões para melhorar a estrutura atual e possibilitar a troca de tecnologias, tornando a cidade mais segura em casos de inundações futuras.

A comitiva é formada por especialistas do programa de Redução de Risco de Desastres (Disaster Risk Reduction – DRRS) dos Países Baixos, vinculado à Agência Empresarial Holandesa (Netherlands Enterprise Agency – RVO). A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Dmae, analisará as sugestões do relatório final e pretende ampliar o escopo do termo de cooperação para discutir planos de redução de riscos de alagamentos e de urbanização da região das ilhas.

As ações são coordenadas pela Rede Diplomática e Econômica Holandesa no Brasil, através da Embaixada, do Consulado Geral de São Paulo e do Escritório Holandês de Negócios na Região Sul do Brasil (NBSO Porto Alegre). Os Países Baixos são reconhecidos globalmente por sua expertise em engenharia hidráulica e inovações na gestão da água.