Em razão das perdas ocasionadas pelas enchentes, a ministra da Saúde Nísia Trindade esteve em Porto Alegre nesta sexta-feira, 14, para oficializar a entrega de 70 computadores e cinco novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A agenda iniciou-se no CTG Vaqueanos da Tradição, no bairro Humaitá, onde está um dos postos avançados da prefeitura. O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, apresentou os serviços no local, como acolhimento, vacinação, atendimentos odontológicos, ginecológicos, médicos e de enfermagem e entrega de medicamentos.
Na ocasião, a ministra reiterou o compromisso de fortalecer o SUS na Capital e no Estado, além de reforçar a importância da integração dos governos federal, estadual e municípios.
Ao lado do Zé Gotinha – símbolo da vacinação no Brasil – e da menina Alexandra Soares, 7 anos, as autoridades e equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde fizeram uma manifestação alusiva à importância das vacinas. “Temos um compromisso para atendimento integral à saúde da nossa gente apesar de todas as dificuldades. A conectividade entre todos os entes é fundamental, e a entrega desses equipamentos oferece celeridade a todo esse processo”, destaca Ritter.
O município ainda contabiliza os prejuízos nos serviços de saúde, que podem ultrapassar R$ 100 milhões. Houve perda total em grande parte das 14 unidades de saúde que ainda seguem fechadas – Mapa, Diretor Pestana, Navegantes, Asa Branca, Farrapos, Vila Elizabeth, Fradique Vizeu, Ilha da Pintada, Ilha do Pavão, Ilha dos Marinheiros, Mário Quintana, Nova Brasília, Sarandi e Santa Marta. Outras oito ambulâncias reservas da frota do Samu da Capital foram inundadas.