Porto Alegre, quarta, 18 de setembro de 2024
img

Ministra da Cultura lidera iniciativas de reconstrução cultural no Rio Grande do Sul

Detalhes Notícia
Encontros discutem medidas emergenciais para retomada cultural do setor após tragédia climática

 

Nesta quarta-feira (3), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e sua comitiva embarcam para o Rio Grande do Sul com o objetivo de participar de reuniões com o poder público e a comunidade cultural. A missão é discutir e implementar ações de reparação e reconstrução do setor cultural, fortemente impactado pela tragédia climática que atingiu o estado entre abril e maio deste ano.

A ocasião contará também com a presença do ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, que acompanhará a ministra e dirigentes do MinC em diferentes pontos da cidade de Porto Alegre.

Recentemente, o Ministério da Cultura (MinC) publicou a Instrução Normativa nº 14, que estabelece medidas emergenciais para projetos culturais no Rio Grande do Sul financiados pela Lei Rouanet. A normativa visa garantir a continuidade e viabilidade de ações dos produtores culturais que enfrentam dificuldades devido à emergência no estado.

Dentre as medidas de apoio imediato ao Rio Grande do Sul, o Sistema MinC liberou R$ 75 milhões como Linha de Crédito Emergencial do Fundo Setorial Audiovisual (FSA) para empresas gaúchas do setor audiovisual e suspensão das cobranças dos financiamentos pelo FSA por até 12 (doze) meses, a contar do início da calamidade;

Autorizou R$ 6,8 milhões de pagamentos de ações do MinC priorizados aos contemplados no Rio Grande do Sul nos editais Sérgio Mamberti, Pontões de Cultura, Pontos de Leitura e Escolas Livre, Programa Rede das Artes e Programa Nacional do Patrimônio Imaterial;

E ainda, concedeu a suspensão dos prazos para o Estado do Rio Grande do Sul e seus municípios para envio do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR), no âmbito da PNAB, e para instituir Conselho, Plano e Fundo de cultura, de que trata o Termo de Adesão à Lei Paulo Gustavo (LPG).

Além disso, o MinC está ativamente buscando patrocinadores para apoiar as propostas culturais do estado, firmando termos de compromisso de incentivo, a serem financiados com recursos decorrentes desse pacote de ações.

Participam da comitiva do MinC, o secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares; o secretário-Executivo Adjunto do MinC, Cassius Rosa; a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga; secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), Henilton Menezes; secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.

Agenda da Visita:

Data: 3 de julho (quarta-feira)
Local: Canoas e Porto Alegre, Rio Grande do Sul

11h30 -13h: anúncio da Retomada Cultural no Mercado Público
Endereço: Largo Jorn. Glênio Péres, 1 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS

13h: a ministra fará Atendimento à Imprensa