Porto Alegre, domingo, 20 de outubro de 2024
img

Resultados preliminares do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS 2023 são divulgados

Detalhes Notícia
Os municípios podem interpor recursos entre os dias 8 e 28 de julho. Foto: Luana Vieira/SME

 

 

A Secretaria de Educação (Seduc) divulgou, nesta sexta (5/7), os resultados preliminares por município do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) 2023.

Por conta dos eventos meteorológicos que afetaram o Estado em maio, o cronograma passou por alterações. A partir da próxima segunda-feira (8/7), os municípios podem contestar e corrigir os dados. O prazo limite é 28 de julho.

Para isso, é necessário preencher um formulário específico do município, que é acessado através de código individual enviado aos e-mails oficiais das Prefeituras e secretarias municipais de Educação informados pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

É possível cadastrar a quantidade de solicitações de interposição que forem necessárias através da submissão de várias respostas ao formulário. Cada solicitação deverá ser acompanhada da documentação comprobatória correspondente.

As informações completas e links dos formulários para a interposição, incluindo a lista de e-mails cadastrados para recebimento do código e um tutorial de preenchimento podem ser conferidos no link abaixo:

Cronograma

  • 5/7 – Publicação dos resultados preliminares do Saers 2023
  • 8/7 a 28/7 – Período de interposição de recursos pelos municípios
  • Primeira quinzena de setembro: Divulgação dos resultados finais do Saers 2023

Sobre o Saers

Criado em 2005, o Saers é uma avaliação educacional realizada anualmente para os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com foco nas competências e habilidades de Português e Matemática.

Além de medir o conhecimento dos estudantes nessas áreas, os resultados servem como critério para calcular o Índice Municipal da Educação do RS (Imers), que influencia o repasse do ICMS aos municípios gaúchos, incentivando a melhoria contínua da educação.