Porto Alegre, domingo, 17 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Casas da esquina da antiga Calçada da Fama, em Porto Alegre, são restauradas

Detalhes Notícia
Quem passa pela Fernando Gomes com a Padre Chagas já pode ver os sobrados dos anos 30, que abrigaram operações do Dado Pub e do Bar do Gomes

 

 

Aos poucos, volta a ganhar vida uma das esquinas mais tradicionais de Porto Alegre: a das ruas Fernando Gomes e Padre Chagas. Esse era o ponto inicial da Calçada da Fama, uma região charmosa, com lojas, restaurantes e bares que foram desaparecendo após a pandemia. Neste sábado (1), a WOSS Incorporadora retirou os tapumes que escondiam dois sobrados dos anos 30 — onde funcionaram, por anos, o Dado Pub e o Bar do Gomes — que foram restaurados.

As casas fazem parte do novo empreendimento em construção no local, que busca se inserir de forma harmônica no bairro Moinhos de Vento: de alto padrão, com arquitetura atemporal, respiros, vegetação e operações comerciais. “O projeto desenvolvido pelos escritórios de arquitetura Ambidestro e Ideia1 não poderia deixar de considerar o histórico e a vocação do Moinhos. Por isso, além do residencial, o empreendimento contará com espaços para lojas e restaurantes voltados para a rua e reserva um espaço importante para a vegetação”, conta o sócio da incorporadora WOSS, Daniel Goldsztein.

Ambas as construções estão na memória afetiva de quem é morador ou frequentador da região, conforme pesquisa desenvolvida para nortear o projeto. “Vimos que as pessoas que circulam pelo bairro têm expectativa de ver aquele ponto movimentado novamente, com alguma referência ao que fez parte do passado. Por isso, fizemos questão de manter essas casas que serão entregues de volta à cidade: sob administração dos seus proprietários, serão locadas por operações comerciais”, explica Goldsztein.

Os sobrados foram listados pela Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre à pedido da incorporadora. Cada sobrado conta com duas casas. Em um deles, cada casa tem 198m2. No outro, 164m2 cada casa. As obras de restauração duraram 10 meses e custaram cerca de R$ 3 milhões.

O empreendimento

O projeto prevê duas torres residenciais com vista perene para os jardins do DMAE e uma cobertura estilo casa em cada uma delas. Considerando a vocação do bairro, foram previstas lojas na parte inferior de um dos prédios para operação de serviços e comércio. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2024.

Barão 428

Este será o segundo empreendimento da WOSS no bairro Moinhos de Vento. Já está em construção, na rua Barão de Santo Ângelo, número 428, um prédio com arquitetura do Studio Ronaldo Rezende. O edifício residencial fica ao lado de um casarão também da década de 30, que está em processo de restauração pela incorporadora. “Para além dos nossos clientes, eu aprendi que não importa em que área a gente atua: nosso trabalho precisa impactar positivamente as pessoas. Por isso, tudo o que planejamos considera a vocação das regiões para que possamos contribuir com o desenvolvimento e valorização da cidade sem deixar de lado sua história”, complementa Goldsztein.

WOSS Incorporadora

A WOSS é uma incorporadora boutique, que desenvolve empreendimentos exclusivos de alto padrão no Rio Grande do Sul. Ancorada pelas trajetórias dos sócios, traz no DNA um diferencial importante: uma visão 360 do negócio, reunindo a expertise nos setores imobiliário e da construção civil. Isso porque a empresa é a união da tradição que Daniel Goldsztein também carrega com as trajetórias de Rogério Dal Magro e Cristiano Caetano, proprietário e CEO da Dallasanta — uma das maiores gestoras de ativos imobiliários do Sul do Brasil. A incorporadora tem como foco uma entrega de excelência, que reúne qualidade construtiva; arquitetura exclusiva e contemporânea; refinamento em todos os detalhes do projeto; e localização privilegiada. Com um portfólio de terrenos cobiçados em áreas nobres e comprometida com o desenvolvimento das cidades, a WOSS projeta seus empreendimentos para que se inseriram de forma harmônica nas regiões em que serão erguidos — respeitando a essência dos bairros, preservando a história, embelezando as ruas e valorizando a cidade.