Porto Alegre, sábado, 16 de novembro de 2024
img

Fabricação de novelos ganha certificado por produção sustentável

Detalhes Notícia
Novelaria Santa Marta, na região central gaúcha, produz novelos com processo 100% natural e manual. Foto: Divulgação

 

 

A Novelaria Santa Marta nasceu com um propósito sustentável, um resgate da tradição e respeito ao meio ambiente, valorizando o pequeno produtor rural e a agricultura familiar. A novelaria está localizada no geossítio Guaritas, no município de Caçapava do Sul (RS). A lã é extraída, lavada, cardada, fiada e tingida. Todo o ciclo de produção é manual, natural e sustentável.

A proprietária da Novelaria Santa Marta, a professora, produtora rural e artesã Marta Teixeira Silveira, conta que a atividade começou há 3 anos. “Iniciamos nossa caminhada em janeiro de 2021, com a lã da raça Ideal. A atividade começa com o nascimento do cordeiro, sendo que o ciclo de produção é concluído com a fabricação do novelo tingido naturalmente”, explica. A Novelaria Santa Marta é a primeira que produz fios exclusivamente com a raça Ideal e já tem a Certificação de Extrativismo Sustentável da Flora Nativa para Tingimento e o selo de Geoproduto.

Marta ressalta que não tem funcionários. “Eu sou a proprietária, faço toda a produção, não tenho empregados, faço tudo, lavagem, cardagem, fiação, tingimento, vendas, redes sociais e envios. Tenho ajuda do meu esposo, o médico veterinário Jorge Luiz Dias de Dias, que é responsável pela coleta das plantas e pela produção dos ovinos.

Com relação à produção, Marta destaca que os únicos produtos são o novelo e as aquarelas, que são resultado do resíduo excedente. “A Novelaria Santa Marta vende apenas o novelo para quem quiser confeccionar o tricô, o crochê, etc”, explica.

Outra característica da Novelaria Santa Marta é o processo de tingimento natural. As tintas são extraídas da natureza, de plantas como São João, aroeira preta, vassoura vermelha, campo nativo (grama forquilha, pega-pega) guanxuma, japecanga e rapacanela, o que rendeu o Prêmio Boas Práticas Sustentáveis, da Unesco, em 2023. Marta ressalta que usa, inclusive, água da fonte e que o resíduo é transformado em tinta, mas sem nenhum tipo de produto químico. Assim, a proprietária da Novelaria Santa Marta destaca que vai criando as cores com a identidade do geossítio Guaritas e do Bioma Pampa.