Porto Alegre, domingo, 10 de novembro de 2024
img

'Mestres da Justiça', a batalha final apresenta: a 1ª Hackthona do Judiciário

Detalhes Notícia
No total, 150 pessoas vão estar no Palácio da Justiça, que será o campo deste combate.

 

As 10 equipes finalistas do jogo “Mestres da Justiça” vão se encontrar nos dias 31/7, 1º e 2/8, para a batalha final. É a 1ª Hackthona do Poder Judiciário, com direito a muitos desafios, guerra de conhecimentos, debates pela inovação e uma disputa de melhores propostas. No total, 150 pessoas vão estar no Palácio da Justiça, que será o campo deste combate.

Ao longo dos três dias de evento, cada grupo receberá missões que buscam estimular o pensamento crítico e a criatividade para o desenvolvimento de práticas no dia a dia do trabalho.

A grande final terá uma dinâmica diferente dos jogos do Mestres da Justiça. Em vez de ilhas de conhecimento, as equipes serão desafiadas em salas temáticas, proporcionando uma experiência imersiva de aprendizado e desenvolvimento de soluções práticas. Os temas abordados também não serão iguais aos trabalhados ao longo das edições do game. Os novos desafios prometem ser mais complexos e específicos, refletindo problemas reais e atuais que precisam ser resolvidos no TJRS.

De acordo com a organização do evento, as temáticas da 1ª Hackathona do Judiciário gaúcho serão:

1. Uso da inteligência artificial para automatizar a emissão de documentos comunicativos
2. Organização da tramitação ágil para automatizar o movimento processual
3. Impacto das classificações processuais no andamento processual
4. Gestão de grande volume de conclusões nas unidades
5. Comunicação fluida e eficaz entre os setores do TJRS

O começo de tudo

O game virtual “Mestres da Justiça’, teve início em 2022. De lá pra cá, foram 28 edições, com centenas de equipes. De forma lúdica e criativa o jogo colocou à prova conhecimentos sobre gestão de fluxos, de equipes, de tecnologia, entre outros temas. A cada edição, acontecia uma batalha entre três ou quatro comarcas. As vencedoras, denominadas ‘Mestres da Justiça’, estão agora na grande final.

Reconhecimento nacional

Em maio, o game “Mestres da Justiça”, projeto da Corregedoria-Geral da Justiça, foi aprovado pelo plenário do Conselho Nacional de Justiça e publicado no Portal de Boas Práticas do Poder Judiciário.

[cartaz de divulgação da primeira hackathona do poder judiciário. com fundo azul e roxo, o cartaz traz letras em branco e um fundo de grafismo]