O próximo dia 23 de julho será uma data vital para marcar a retomada de toda a cadeia produtiva musical no Rio Grande do Sul. O Coletivo RS Música realizará a Assembleia de fundação da ASSOCIAÇÃO RS MÚSICA, a partir das 19h, on-line, através do link do Youtube divulgado no Edital de Convocação da Assembleia e nos canais digitais do coletivo.
É mais um passo importante na trajetória iniciada no começo de maio deste ano, em meio à catástrofe climática que atingiu todo o Estado. O ponto de largada aconteceu quando os profissionais da música de todas as regiões do Rio Grande do Sul se organizaram e publicaram uma Carta Aberta, na qual manifestavam o desejo e a necessidade de realizar mudanças e ações estruturantes do setor, visando a reconstrução da cadeia profissional em curto, médio e longo prazo.
A primeira ação foi a campanha de doação através da chave pix emergenciamusicars@gmail.
Dia 21 de junho houve o lançamento oficial do coletivo. Na período da manhã foi realizada uma reunião em formato híbrido (presencial e on-line) e à noite, em um lindo espetáculo no Theatro São Pedro lotado, mais de de 60 artistas e profissionais do setor realizaram apresentações que demonstram toda a diversidade e potência da música do sul do Brasil. Um show gratuito, que integrou o Festival de Música Colaborativo, realizado pela Assembleia Legislativa do Estado, transmitido pela TV Assembleia, TVE, Rádio FM Cultura e também pelo canal do YouTube do RS Música.
No entanto, as atividades não pararam por aí. O coletivo, dividido em diferentes grupos de trabalho, seguiu organizado em reuniões e ações online e presenciais. Agora em julho, uma nova etapa será conquistada com o surgimento da ASSOCIAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA MÚSICA DO RIO GRANDE DO SUL – RS MÚSICA, uma associação de fins não econômicos, dedicada ao fomento da produção artístico-musical dos profissionais da música de todas as vertentes produzida no Estado. Sem dúvida, o RS Música e toda a mobilização da classe artística deste coletivo pode ser considerado um marco na história da cadeia produtiva da música do sul do Brasil.