Porto Alegre, terça, 03 de dezembro de 2024
img

Porto Alegre: Morre Dercy Furtado. Ex-vereadora e deputada estadual faleceu aos 96 anos

Detalhes Notícia
Dercy Furtado. Foto: Marcos Eifler/Agência ALRS

 

 

O falecimento foi comunicado, nas redes sociais, pelos filhos Jorge Furtado e Thais Furtado.

Dercy Terezinha Vieira Furtado nasceu em Morungava, distrito de Gravataí, em 22 de setembro de 1927. Filha de Melíbio Fernandes Vieira e de Etelvina Silveira Vieira, trabalhou na roça até os 12 anos e deixou a escola aos 14 para trabalhar, em Porto Alegre, como operária do Laboratório Geyer. Mais tarde retomou os estudos e conheceu o futuro marido, Jorge Alberto Furtado, seu professor de português. Em 1975, foi a terceira mulher a ocupar uma cadeira no Parlamento gaúcho, reeleita por outros dois mandatos. Ao longo da vida, defendeu as bandeiras do planejamento familiar e dos direitos das donas-de-casa e das mulheres trabalhadoras. Em 1977, apresentou no Senado Federal um conjunto de reivindicações que foram reunidas no livro “Cortando as amarras”, de sua autoria. Na obra, a deputada-escritora pedia, entre outras medidas, a mudança na legislação trabalhista para que as mulheres pudessem trabalhar à noite, a aposentadoria para a dona-de-casa, a criação de casas de estudantes femininas nas universidades e a retirada do Código Civil da prova de virgindade como justificativa para a anulação do casamento.

Em 1972, concorreu pela primeira vez a uma vaga no Legislativo da Capital, sendo a vereadora mais votada da Aliança Renovadora Nacional – ARENA – e a primeira mulher a ser eleita para a titularidade na Câmara de Porto Alegre. Elegeu-se, com 10.108 votos, para a VII Legislatura, período de 1973 a 1977, pela legenda da ARENA.

No Legislativo, integrou a Comissão de Serviços Municipais de 1973 a 1974.

Afastou-se da vereança em virtude de sua eleição para o cargo de Deputada Estadual, o qual assumiu em 31 de janeiro de 1975, tendo sido a terceira mulher a ocupar uma cadeira no parlamento gaúcho, reeleita para outros dois mandatos.

Dercy morreu em casa, em Porto Alegre, deixando seis filhos, 14 netos e 11 bisnetos, frutos do casamento com o professor  Jorge Furtado.

O velório será neste domingo no cemitério Jardim da Paz, no bairro Agronomia, zona leste de Porto Alegre. A cerimônia de despedida está marcada para começar a partir de 12h30min e terminar às 17h15min.