Porto Alegre, sábado, 07 de setembro de 2024
img

RS: Homenagem especial aos 200 anos da imigração em Novo Hamburgo

Detalhes Notícia

 

 

 

Neste 25 de julho, dia que marca os 200 anos da imigração alemã no Brasil, teve atividades inusitadas em Novo Hamburgo. Na data que também é Dia do Motorista, quatro profissionais da Viação Santa Clara (Visac-RS), concessionária do transporte coletivo da cidade, prestaram uma homenagem à imigração alemã. Dois homens e duas mulheres, com trajes e Fritz e Frida, integrantes do quadro da empresa, trabalharam caracterizados. “Esse é o nosso reconhecimento às comemorações do dia. E nada melhor do que levar essa energia para o usuário do transporte público nas figuras dos nossos motoristas, que também estão de parabéns pelo seu dia”, observa o gerente da operadora do transporte público em Novo Hamburgo, Fernando Silveira.

O Município também está marcando os 200 anos com o Festival Internacional de Música (o FeMusik), que começou domingo passado e tem seu encerramento no próximo domingo. A atividade especial desta quinta-feira será na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, no Núcleo Histórico de Hamburgo Velho, com o Concerto de Gala: celebração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil a partir das 20 horas e com a participação do Trio MusicArt – Olinda Allessandrini, Rodrigo Alquati e Diego Grendene, além do convidado Daniel Wolff.

O momento mais esperado do evento é o concerto de encerramento, que conta com a Orquestra Sinfônica do FeMusiK para apresentar a 9ª Sinfonia de Beethoven, que também completa 200 anos em 2024. O momento será composto pelo Coral da PUCRS, Coral da UFRGS e Madrigal Presto, com participação dos solistas Elisa Machado, Luciane Bottona, Flavio Leite e Daniel Germano; a regência é do maestro Linus Lerner. A apresentação ocorre a partir das 18 horas, no Teatro Feevale. Todas as atividades são gratuitas.

Nos ônibus

A Frida Josiane Diniz dos Santos, neta e filha de caminhoneiros, deixou a garagem às 5h30 para cumprir as primeiras viagens da linha para o bairro Liberdade. No mesmo horário, o Fritz Márcio Gil Ramos partiu para fazer a linha que passa pelo bairro Hamburgo Velho, a origem do Município.

Durante a tarde e início da noite, a missão de homenagear os 200 anos coube à Frida Janete Beatriz da Silva e ao Fritz Felipe Panis Dorigon.

A Visac-RS também instalou iluminação cênica na sua garagem, no bairro Canudos. Desde a zero hora do dia 25 de julho, canhões de led iluminaram o céu nas cores da imigração.

Ao meio-dia desta quinta-feira, várias igrejas de Novo Hamburgo também badalaram os sinos por 200 vezes em homenagem à data.