Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Simers, por meio do seu Núcleo de Obstetrícia alerta: o fechamento de Centros Obstétricos ameaça a saúde de mães e bebês no Rio Grande do Sul

Detalhes Notícia
© Arquivo/MDS

 

 

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do seu Núcleo de Obstetrícia, alerta à sociedade e autoridades para o aumento alarmante no fechamento de centros obstétricos e UTIs neonatais no Estado, uma situação que está causando sérios transtornos à população e colocando em risco a saúde de mães e bebês. O caso recente do Hospital Mãe de Deus, com quase quatro décadas de tradição e reconhecido como um dos melhores locais para partos no Rio Grande do Sul, é um exemplo preocupante dessa tendência. A possível descontinuação do Serviço Materno Infantil do Hospital Mãe de Deus ameaça não apenas um serviço altamente qualificado, mas também dezenas de postos de trabalho de médicos e demais profissionais da saúde.

Em resposta a essa crise, estamos mobilizados e em contato permanente com os gestores do hospital na tentativa de reverter esta situação. Estamos unindo forças e buscando recursos junto à comunidade, gestores públicos e lideranças empresariais para manter este serviço essencial. Convidamos todos a se juntarem a nós nesta luta pela manutenção dos Centros Obstétricos.

NÚCLEO DE OBSTETRÍCIA SIMERS

O Simers possui Núcleos Temáticos e de Especialidades e, entre estes, o Núcleo de Obstetrícia, que está à disposição para qualquer informação, composta pelos seguintes médicos:

Dr. Marcelo SCLOWITZ – médico ginecologista, é diretor do Simers e coordenador do Núcleo de Obstetrícia Simers;

Dr. Acildo Machado SAVIAN – médico ginecologista, São Borja;

Dr. Guilherme CECIN- médico ginecologista e radiologista, Porto Alegre;

Dra. Janine CAVAGNOLLI – médica ginecologista, Porto Alegre;

Dr. Sadi Moura RAMOS – médico ginecologista, Rosário do Sul;

Dra. Scarlet ORIHUELA – médica ginecologista, Porto Alegre;

Dr. Silvio REIS – médico ginecologista e cirurgião, Pelotas.

Estes médicos são diretores do Simers e foram designados pelo presidente Marcos Rovinski como porta-vozes para temas relacionados à Ginecologia e Obstetrícia, incluindo Centros Obstétricos, subsídios para maternidades e centros materno-infantis em todo o Estado, além de todos os assuntos referentes à maternidade, saúde da mulher, nascimento, puerpério, gravidez e legislações ligadas ao tema.

Para solicitações de entrevistas e esclarecimentos de dúvidas e informações, favor contatar a Assessoria de Comunicação do Simers pelos números: (51) 3027-3711 ou 3027-3091 ou, ainda, pelo whatsapp (51) 98122-3681 – Coordenação de Jornalismo, Paulo Fontoura.

Sobre o Simers

Simers é a entidade que representa toda a categoria médica no Rio Grande do Sul. Mais do que um Sindicato, uma instituição inovadora, ativa e envolvida com todos os assuntos relevantes para a saúde, bem como ofertamos serviços especializados que otimizam o cotidiano dos médicos.

Em nossa essência está a incansável defesa dos direitos da categoria médica. Gestão compartilhada com foco na ética e na transparência. https://www.simers.org.br/quem-somos

Marcelo SCLOWITZ

– Diretor da Região Sul do Simers e coordenador do Núcleo de Obstetrícia da entidade. Médico Ginecologista e Mestre em Epidemiologia pela UFPEL. Atualmente é Professor da disciplina de Obstetrícia e Ginecologia e Preceptor do Programa de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Atua nas áreas de Obstetrícia, Ginecologia e Mastologia, com ênfase em Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva, Tratamento Cirúrgico do Câncer de Mama e Obstetrícia de Alto Risco.