Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Porto Alegre: Hospital Moinhos de Vento promove simpósio sobre cuidados paliativos. Evento debaterá as abordagens terapêuticas para pacientes que enfrentam doenças incuráveis e progressivas

Detalhes Notícia
Foto: Leonardo Lenskij

A importância dos cuidados paliativos em pacientes que enfrentam uma doença incurável e progressiva e como isso impacta em seus familiares é o tema do I Simpósio de Cuidados Paliativos. O evento será promovido pelo Hospital Moinhos de Vento, no dia 23 de agosto, das 8h30 às 13h30. As inscrições para a atividade, que ocorrerá no formato híbrido, são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

Direcionado para profissionais e estudantes da área da saúde, o encontro contará com o depoimento de pacientes e familiares sobre as suas experiências, além de 10 palestrantes. Entre eles, o presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Rodrigo Kappel Castilho, que abordará o cenário atual dos cuidados paliativos no Brasil e no mundo, e o diretor do Corpo Clínico do IPer (Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas FMUSP de São Paulo), Douglas Crispim, que tratará dos impactos desses cuidados na gestão hospitalar.

“É fundamental debatermos esse momento que é desafiador para o paciente e toda a sua rede de apoio. Além de gerar sentimentos fortes e impactantes, não só em relação ao enfrentamento do diagnóstico, mas dos sintomas da doença, do tratamento, das decisões que precisam ser tomadas e da própria mudança de perspectiva do tempo de vida que temos. Isso tudo deve ser considerado nas abordagens terapêuticas”, ressalta Rodrigo Moura Valle, coordenador médico do grupo de cuidados paliativos do Hospital Moinhos de Vento.

Ele ainda esclarece sobre a necessidade de uma visão mais abrangente do cuidado do paciente na busca de uma assistência mais completa, efetiva e respeitosa em momentos delicados. “Todo o contexto, no qual o paciente e família estão inseridos, impacta nas decisões a serem tomadas e nas formas de abordar determinadas situações que surgem durante o processo de adoecimento”, acrescenta.

Serviço:
O quê: I Simpósio de Cuidados Paliativos
Quando: 23 de agosto, das 8h30min às 13h30min
Onde: Auditório Moinhos – Bloco B (Rua Tiradentes, 333)

Link para inscrições