O dia 28 de agosto foi marcado pelas atividades da Comissão das Mulheres do Agro no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a 47ª Expointer. No auditório da Casa do Senar, aconteceu o 1º Fórum de Liderança Sindical Feminina da Farsul, que visou ampliar a participação feminina no sistema sindical e desenvolver lideranças no setor agropecuário, fortalecendo a base nos sindicatos rurais.
Na abertura do evento, que contou com a presença do presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, e do superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, a coordenadora da Comissão, Teodora Lütkemeyer, apresentou a comissão estadual que foi oficialmente instalada há pouco mais de um ano. Ela destacou os objetivos, estratégias, desafios enfrentados, além de compartilhar dados sobre a representatividade feminina nos sindicatos, ressaltando também as ações já realizadas pelo grupo e os projetos futuros, realçando a importância da união e do apoio mútuo para superar os desafios do setor e ganhar visibilidade das mulheres. “A criação desta Comissão é um marco importante para fortalecer a representatividade feminina no agro em nosso estado. Estamos comprometidas em desenvolver um trabalho que inspire e capacite mais mulheres a ocupar posições de liderança, contribuindo para o crescimento e a inovação no setor, bem como incentivando a formação de comissões de mulheres nos sindicatos, para alcançar mais participação delas no sistema sindical”, disse Teodora.
O fórum também contou com uma palestra da jovem produtora de leite Larissa de Souza Zambiasi, que abordou o tema “A Mulher na Continuidade Familiar Rural”. Larissa compartilhou sua trajetória no agronegócio, iniciada desde pequena em conjunto com sua família na propriedade rural leiteira. Em 2020, Larissa participou da 4ª edição do CNA Jovem – Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Sistema CNA/Senar. Relatando os desafios e soluções encontradas para garantir uma sucessão familiar harmoniosa, ela destacou a importância do diálogo para superar conflitos de gerações e a necessidade de
planejamento para manter a viabilidade da propriedade rural, enfatizando o papel da mulher na continuidade dos negócios. “A mulher é fundamental na continuidade rural, trazendo uma visão equilibrada e inovadora para a gestão das propriedades. Estamos construindo um futuro onde a presença feminina no campo não apenas continua, mas se fortalece, assegurando a sustentabilidade e a prosperidade das propriedades rurais”, mencionou Larissa.
Antes do seminário, pela parte da manhã, a comissão esteve reunida na Casa Rural, também no Parque de Exposições Assis Brasil. No encontro, a Delegada Liege Pereira apresentou a Delegacia de Polícia Online do Agro (Agrodol), uma ferramenta inovadora que facilita o registro de ocorrências policiais de crimes em áreas rurais do Rio Grande do Sul. Além disso, Michele Birck, Diretora de Comunicação da Associação De Olho no Material Escolar (DONME), expôs os projetos desenvolvidos pela associação e a dedicação pela revisão dos materiais escolares na abordagem sobre o agro.
Durante a reunião, Simone de Paula, Presidente em Exercício da Comissão Nacional, e Antonielly Rottoli, Vice-Presidente, destacaram os trabalhos da Comissão e conduziram debates entre as participantes.