O BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, acaba de lançar o FIDC Juntos pelo RS em apoio a pequenas e médias empresas do estado. O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios vai captar recursos filantrópicos e de investimento, um mecanismo blended finance, com oferta inicial de R$ 40 milhões.
O produto será destinado para apoiar empresários de pequeno e médio porte do Rio Grande do Sul, que fornecem produtos e serviços a grandes empresas, com a concessão de crédito de até R$ 250 mil. As empresas terão carência de 12, e pagamento parcelado em até 24 vezes. A taxa de juros será CDI mais 1,5% ao ano, abaixo da oferta corrente de mercado. Além do recurso financeiro, os empreendedores terão acesso a jornadas de capacitação com conteúdo de gestão de uso de crédito, além de mentoria com colaboradores do BTG Pactual. As empresas que receberão o crédito serão indicadas por parceiros que fazem parte da rede de relacionamento do Banco.
A criação do FIDC surge como uma forma de utilizar a expertise já reconhecida do BTG para impulsionar a retomada de negócios que foram severamente afetados pelas enchentes registradas em maio. “Queremos usar toda nossa experiência de operador de crédito para fazer o recurso chegar de forma rápida aos empresários, dando a eles ferramentas adicionais para que esse crédito seja eficiente na recuperação das suas operações”, diz Gabriel Motomura, sócio do banco e co-head do BTG Pactual Empresas.
A iniciativa é uma parceria entre as áreas de Responsabilidade Social do BTG Pactual e o BTG Pactual Empresas: “Unimos as nossas expertises para pensar em um produto que pudesse apoiar a retomada econômica do estado, atraindo investidores e parceiros para atuarem em conjunto conosco”, diz Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual.