O prefeito e o vice-prefeito coordenaram reunião emergencial da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), com equipes e órgãos do município, na tarde desta quinta-feira, 19, no Centro Administrativo Municipal. A Capital está em alerta para a possibilidade de chuvas fortes e ventos nas próximas horas, conforme a Defesa Civil Municipal.
A previsão é de 30 mm de chuva forte até a manhã de sexta-feira, 20, sendo o período mais crítico das 23h às 6h. Há risco de elevação em arroios, além de alagamentos pontuais no perímetro urbano. Os ventos podem atingir 60km/h, causando quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia, outros transtornos.
Defesa Civil Municipal, Bombeiros, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Samu, CEEE Equatorial, secretarias de Saúde e Serviços Urbanos estão com equipes mobilizadas para atendimento à população.
Drenagem – Durante a semana, servidores do Dmae vistoriaram preventivamente as redes de drenagem em ruas que registraram alagamentos pontuais durante a chuva da sexta-feira passada, como Voluntários da Pátria, Wenceslau Escobar, Farrapos, Osvaldo Aranha, Praia de Belas, Padre Cacique, Bento Gonçalves, João Wallig, Ceará, Azenha, Dona Teodora, Teixeira Mendes e avenida dos Estados, entre outras. Na área atingida pela enchente de maio, já foram restabelecidos 270 quilômetros da rede de escoamento.
Todas as casas de bomba estão em operação, e a prefeitura conta com geradores para restabelecer o sistema caso falte energia. Também o Centro de Controle Operacional (CCO) do Dmae permanece em contato direto com a Equatorial para reduzir o risco de falta de fornecimento.