Nesta sexta-feira (27/09), a Câmara Municipal concedeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia. A homenagem foi proposta pelo vereador Idenir Cecchim (MDB) e a Sessão Solene de entrega do título ocorreu no Plenário Otávio Rocha. Leonardo nasceu em Porto Alegre, em 1975. Advogado, formado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1999, é sócio do escritório de advocacia Lamachia Advogados Associados.
Tem sua atividade profissional voltada para o Direito Empresarial, com ênfase em Direito Constitucional e Empresarial, atuando em sustentações orais junto aos Tribunais do Estado, Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF). Foi vice-presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul – IARGS, nas gestões 2013/2015, 2016/2018 e 2019/2021, sendo, ainda, presidente do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS. Tem atuação na área acadêmica como catedrático de Direito Societário do Centro Miguel Reale – ABF.
O proponente contou que, inicialmente, pensou em falar sobre a carreira de Lamachia, mas que preferiu falar sobre a pessoa. “Falar das qualidades jurídicas do presidente da OAB seria uma redundância, ainda mais que a família tem esse dom fantástico”, complementou. Cecchim, pontuou que título de Cidadão é um projeto de lei, que deve ser aprovado por no mínimo 24 vereadores, e que tal homenagem foi aprovada com folga. “O Lamachia nasceu na cidade. E Cidadão Emérito é pra quem prestou e presta grandes serviços na cidade de Porto Alegre. E o Leonardo Lamachia faz isso com galhardia. É orgulho dos porto-alegrenses, orgulho dos vereadores de Porto Alegre”, salientou.
O homenageado saudou a todos os presentes e falou da emoção em receber aquele título. “Recebo essa homenagem em nome de todos que estão aqui, que me ajudaram na minha caminhada e na minha vida. Recebo essa homenagem em nome da advocacia do Estado do Rio Grande do Sul, e divido com todos os meus amigos, a minha família, e com as advogadas e advogados gaúchos”, declarou. Lamachia falou também sobre seu amor pela cidade. “Vivi muitas porto alegres, da zona sul à zona norte. Do Guaíba até a PUC, meus amigos e turmas, que vejo muitos aqui”, afirmou. Sobre o título, o presidente da OAB disse: “receber uma homenagem da cidade que tanto me deu, da cidade que me deu as oportunidades profissionais, que me deu a família amorosa e maravilhosa que tenho, estes amigos, estas turmas, todas estas atividades é um momento de profunda emoção e profunda gratidão”, destacou.
“A nossa presença simboliza o ótimo relacionamento existente entre o Judiciário gaúcho e a OAB, salientando sempre que a advocacia é essencial para o nosso Sistema de Justiça”. A declaração foi do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Alberto Delgado Neto, após a cerimônia de Outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao Presidente da OAB gaúcha, Leonardo Lamachia, ocorrida na noite desta sexta-feira (27/9). O magistrado destacou ainda a atuação de Lamachia no diálogo com o TJRS durante a fase de migração do eproc para a nuvem, além de outros temas relacionados às ações do Judiciário no combate aos reflexos causados pela catástrofe climática no Estado.
O homenageado, por sua vez, agradeceu a presença do Presidente Alberto e afirmou que isso demonstra a importância da parceria entre o Judiciário e a advocacia. “A vinda do Presidente Alberto aqui revela um carinho e respeito por toda a advocacia, e gostaria de dividir esta honraria com todos os demais advogados que atuam no cotidiano profissional”, disse Lamachia. Ele ainda acrescentou que a administração liderada pelo Presidente Alberto vem demonstrando amplo diálogo com a OAB, sempre em prol do aperfeiçoamento do Sistema de Justiça.
Também prestigiaram o evento, ocorrido no Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre, o representante do Governo Estadual, Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Fabrício Peruchin, o Vice-Presidente do TRF4, Desembargador Federal João Batista Pinto Silveira, o ex-Governador e ex-Senador Pedro Simon, o Presidente do Conselho de Administração, Planejamento e Gestão (CONAD) do TJRS, Desembargador Giovanni Conti, além dos Desembargadores Eduardo Delgado, Ney Wiedemann Neto, Marcelo Bertoluci e Gélson Rolim Strocker, a Diretora do Foro da Comarca de Porto Alegre, Juíza Alessandra Abrão Bertoluci, além de advogados, vereadores, familiares e amigos do homenageado..