Com o objetivo de auxiliar na reconstrução do Rio Grande do Sul, o Grupo L’Oréal, em parceria com os Arquitetos Voluntários, realizará pela primeira vez em Porto Alegre uma edição do Citizen Day nesta sexta-feira (04/10). A ação reunirá voluntários e parceiros da marca com o objetivo de pintar a quadra e as paredes da Escola Marista Menino Jesus, revitalizada em 18 de setembro após as enchentes de maio. O evento, que contará com a participação de parceiros da L’Oréal, do artista urbano Jotape Pax e da comunidade local, ocorrerá das 13h30 às 17h30, na Rua Garça Moura, 100, na antiga Vila dos Papeleiros, no bairro Floresta.
Entre as doações da L’Oréal Brasil ao estado gaúcho, destaca-se o valor de R$ 80 mil para a revitalização da creche. “O apoio da L’Oréal reforça o importante papel que as empresas representam na sociedade, através de ações como o Citizen Day, onde o voluntariado corporativo tem o poder de engajar pessoas e transformar vidas”, afirma a diretora executiva dos Arquitetos Voluntários, Daniela Giffoni. “Mudanças positivas começam internamente. O Citizen Day reafirma nosso compromisso com as comunidades, destacando a solidariedade e o engajamento social”, reforça Helen Pedroso, diretora de Responsabilidade Corporativa e Impacto Social da L’Oréal.
Em 18 de setembro, os Arquitetos Voluntários entregaram a Escola Marista Menino Jesus, a segunda instituição reestruturada pela associação dentro da “Missão Reconstrução RS”. A recuperação da escola foi viabilizada por uma rede de solidariedade, incluindo doações e um trabalho meticuloso de planejamento e execução. Com 650 m², a creche possui berçários, salas de maternal, infraestrutura aprimorada, horta e espaço para a comunidade. O local atende 110 crianças de 4 meses a 5 anos e foi severamente danificado pelas inundações de maio.
Sobre os Arquitetos Voluntários
A Associação Arquitetos Voluntários foi criada por sete arquitetos em 2020, com o objetivo de construir espaços de acolhimento e descompressão destinados aos profissionais da linha de frente do combate à Covid-19. Durante a pandemia, o projeto arrecadou R$ 4,5 milhões em doações de insumos que beneficiaram mais de 22 mil profissionais da saúde em Porto Alegre, na Região Metropolitana, na Serra e em São Paulo. Mais de 300 empresas apoiaram a iniciativa, contribuindo com recursos financeiros, produtos, materiais e mão de obra.
Diante da catástrofe climática que devastou o Rio Grande do Sul em maio de 2024, o grupo retomou as ações por meio da Missão Reconstrução RS. Nesta nova etapa de atuação, o foco dos Arquitetos Voluntários está na reforma de creches, escolas infantis e abrigos permanentes não governamentais atingidos pelas enchentes. Atualmente, a Associação conta com mais de 130 voluntários multidisciplinares e desenvolve suas atividades com recursos provenientes de doações de pessoas físicas e empresas.