Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Farsul se reúne com Sicoob na sede da Federação

Detalhes Notícia
Reunião teve como objetivo apresentar um panorama da situação econômica do agronegócio gaúcho - José Luiz Dalchiavon / Divulgação Sistema Farsul

 

A Farsul se reuniu, com representantes e executivos do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), para apresentar um panorama econômico dos produtores gaúchos e as peculiaridades do setor no estado.

O Presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, apontou que o agronegócio hoje é um setor que impacta muito além das porteiras das fazendas e da população rural, e vai desde a indústria de fertilizantes até a gôndola dos supermercados. Gedeão ainda ressaltou que “nosso fator mais importante para o desenvolvimento é o fator humano. Nossa grande distinção é nossa gente”, destacando que um dos grandes gargalos do agronegócio hoje é a profissionalização dos trabalhadores para lidar com as tecnologias empregadas na colheita.

O Economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, apresentou dados sobre a inadimplência e recuperações judiciais no setor no estado, destacando que o Rio Grande do Sul tem, mesmo após duas estiagens severas, as menores taxas de inadimplência do País, e que em um universo de 400 mil produtores, apenas quatro pedidos de recuperação judicial.

Estiveram presentes, além de diretores e Presidentes de Cooperativas, o Diretor do Sicoob Central, Olavo Lazarotto, e o Gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs, Tarcísio Minetto.