Porto Alegre, terça, 15 de outubro de 2024
img

Banco de Livros do Rio Grande do Sul ganha Prêmio PNBE de Cidadania 2024. Waldir da Silveira recebe homenagem nesta quinta-feira, em São Paulo

Detalhes Notícia
Waldir da Silveira, presidente do Banco de Livros do rio Grande do Sul. Foto: Arquivo pessoal

 

 

O Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), entidade formada por empresários e empreendedores de todos os portes e ramos da atividade econômica, que busca mobilizar a sociedade para construir um ambiente socialmente justo, economicamente forte e inclusivo, ambientalmente sustentável, democraticamente estável e eticamente respeitável escolheu o Banco de Livros do Rio Grande do Sul, presidido por Waldir da Silveira, como um dos vencedores do Prêmio Cidadania 2024.

O Banco de Livros do Rio Grande do Sul foi o primeiro a ser criado no Brasil, em 2008. Idealizado pelo distribuidor de livros Waldir da Silveira, ex-presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, a entidade está abrigada na Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, ligada à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), e tem como objetivo garantir o acesso à cultura da população. O Banco de Livros monta bibliotecas em locais de baixa renda, como hospitais, escolas, presídios, asilos e comunidades carentes.Para isso, recebe doações de livros de todo tipo, novos e usados, e cria espaços de leitura.

Desde a criação do Prêmio, em 1992, já foram premiadas 129 ações cidadãs entre pessoas e entidades. Mais de 2.800 trabalhos foram inscritos durante todos estes anos.A premiação será entregue no próximo dia 17/10, durante um almoço em São Paulo.

Os vencedores da Edição 2024 são:

Adriana Barbosa, Fundadora da Feira Preta, na categoria: Empresário/Personalidade Cidadã com foco no Combate à Desigualdade. Adriana foi premiada por seu relevante trabalho para impulsionar a prosperidade e dar suporte a empreendedores e projetos que fortaleçam a comunidade negra. É CEO da Plataforma PretaHub e Presidente do Instituto Feira Preta.

Banco de Livros do Rio Grande do Sul, na categoria: Empresa/Entidade Cidadã com foco na Educação. A instituição foi premiada por promover a leitura a pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade social e que historicamente não tiveram o acesso a literatura e leitura como fonte de conhecimento para o desenvolvimento da cidadania. Waldir da Silveira é o idealizador e presidente do Banco de Livros, um dos 14 que integram a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS.

Fabio Bibancos (hors-concours) é dentista reconhecido por seu importante papel na luta pela democratização do acesso à saúde bucal, na inclusão da odontologia no terceiro setor, no combate à
desigualdade por meio de saúde bucal e na batalha para a Turma do Bem corroborar discussões que virassem pauta de políticas públicas.