Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Empresa gaúcha lança campanha de conscientização sobre segurança de dados e inteligência artificial

Detalhes Notícia
Ação promovida pela Netfive traz missões para educar o público sobre os riscos do mau uso da tecnologia

 

 

Outubro é conhecido mundialmente como o mês da cibersegurança e a Netfive, empresa gaúcha especializada em segurança da informação, realiza uma gamificação chamada “Sua Missão na Era da Inteligência Artificial”. A iniciativa convida o público a testar seus conhecimentos sobre o assunto e, mais do que isso, alerta sobre os riscos do mau uso dessa tecnologia, trazendo orientações sobre boas práticas de segurança na internet.

Este é o terceiro ano consecutivo que a empresa promove a campanha, que nesta edição tem como tema “Conscientização é proteção. Fortaleça suas defesas digitais”. Serão explorados os seguintes assuntos:

Deep Fakes: ocorrem quando a inteligência artificial combina, substitui ou sobrepõe áudios e imagens para a criação de arquivos falsos, em que pessoas podem ser colocadas em situações que não ocorreram ou dando declarações que jamais disseram. Aqui podem acontecer situações como troca de rostos, clonagem e manipulação de voz, por exemplo.

Cyberbullying: é uma forma de bullying que ocorre por meio de dispositivos digitais, como celulares, computadores ou tablets, e geralmente acontece em plataformas online, como redes sociais, fóruns, jogos ou via mensagens de texto. Ele envolve o uso da tecnologia para intimidar, humilhar, ameaçar ou assediar alguém de maneira repetitiva e deliberada. As ações de cyberbullying podem incluir a disseminação de boatos, envio de mensagens maldosas ou ofensivas, publicação de informações pessoais ou privadas sem consentimento, ou até mesmo a criação de perfis falsos para prejudicar alguém.

Spear Phishing: são ataques altamente personalizados que usam IA para enganar indivíduos específicos. Cibercriminosos usam IA para coletar e analisar grandes volumes de informações pessoais a partir de atividades online, redes sociais e perfis de consumo. A IA permite rastrear comportamento, criar perfis psicológicos e prever vulnerabilidades, tornando os ataques mais personalizados e difíceis de detectar.

Assistentes virtuais e automações inteligentes: destaca a importância de configurar automações com segurança, assegurando que as permissões sejam corretamente definidas, que a privacidade seja assegurada para que as IAs não sejam exploradas para fins maliciosos.

Como funciona o jogo

Através do site “Sua Missão na Era da IA”, os usuários serão convidados a “conquistar cinco planetas” – cada um deles corresponde a um dos temas centrais da campanha. Através de quiz educativos, são testados os conhecimentos dos participantes e trazidas informações sobre os riscos e cuidados necessários para fortalecer suas defesas digitais.

Ao final, as pessoas que concluírem os desafios ganham um certificado de “Almirante da Navegação Segura na Internet” e também concorrem a prêmios como uma Alexa.